Militante político republicano, Charles Ribeyrolles e a hospitalidade no Brasil Império

Autores

  • João dos Santos Filho Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Hospitalidade. História do Brasil Império. Escravidão. Litografia. Napoleão III.

Resumo

O objetivo deste artigo é aglutinar subsídios para que conheçamos, com maior profundidade, a historiografia da hospitalidade e do turismo brasileiro. Não poderia faltar, portanto a contribuição do militante político e cronista francês Charles Ribeyrolles, com seu livro escrito em 1859, sobre os costumes do Brasil Império, acompanhado de ilustração fotográfica de Victor Frond. O surpreendente é que a noção de hospitalidade para ele está vinculada à razão crítica que os homens devem possuir para entender a realidade que o cerca, exteriorizada quando afirma: "Quando penetra em lar estranho, o viajante deve o respeito às tradições, aos costumes e mesmo às suscetibilidades tropicais de quem o hospeda".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João dos Santos Filho, Universidade Estadual de Maringá

João dos Santos Filho é Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero) e Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela mesma instituição foi coordenador dos cursos de Turismo da Faculdade Nobel e também do Centro Universitário Filadélfia (Unifil). E professor da Universidade Norte do Paraná (Unopar); professor substituto da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Unidade Diferenciada de Rosana; professor do Centro de Ensino Superior de Maringá (Cesumar); professor da Faculdade Paraná. É membro fundador do Instituto de Análises sobre o Desenvolvimento Econômico Social (Iades) e da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo - São Paulo (Abbtur). É professor convidado pela Faculdad de Filosofia e Letras da Universidad Nacional de Heredia (UNA), em São José da Costa Rica. Ministrou curso na Universidad de Rio Cuarto, (Argentina) na pós-graduação em Integração Latino-Americana e na Universidad de San Carlos, Guatemala. É professor concursado pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná. Autor do livro Ontologia do turismo: estudo de suas causas primeiras. (Educs), Universidade de Caxias do Sul. Tem vários artigos publicados em livros e revistas acadêmicas nacionais e internacionais, é colaborador nos sites: www.estudosturisticos.com.br e www.espacoacademico.com.br, colaborador do Conselho Editorial da Revista Eletrônica do Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais (Cenegri) www.intellector.com.br. Membro do Conselho Científico do Boletim de Estudos em Hotelaria (Beth) do curso Turismo das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (Faintvisa). Membro do Conselho Editorial da revista semestral Global Tourism – www.periodicodeturismo.com.br. Membro do Conselho Científico da Revista Dialogando no Turismo da Universidade Estadual Paulista – Campus Experimental de Rosana. Colunista do portal turismonarede.com na cidade da Paraíba. E do Jornal do Pensamento Brasileiro – tem notícia do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2010-05-03

Como Citar

Santos Filho, J. dos. (2010). Militante político republicano, Charles Ribeyrolles e a hospitalidade no Brasil Império. Revista Hospitalidade, 6(1), 17–34. Recuperado de https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/215

Edição

Seção

Artigos