Marketing de Experiência para intermediários: possibilidades e limitações do Fam-Tour na hotelaria

Autores

  • Tiago Savi Mondo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Jane Iara Pereira da Costa Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Palavras-chave:

marketing de experiência, fam-tour, hotelaria, intermediários

Resumo

A hotelaria em geral tem buscado nos últimos anos estabelecer parcerias com intermediários para ampliar as possibilidades de venda de seus serviços. Juntamente a isso, surge a necessidade de se conhecer as possibilidades de utilização de mecanismos que possam melhorar o relacionamento entre hotéis e intermediários e, de alguma forma, aliar tal conhecimento para o aumento das vendas. Dentro desse contexto, o objetivo do presente artigo é analisar as possibilidades e limitações do fam-tour na hotelaria com base no marketing de experiência para intermediários. O estudo caracteriza-se como exploratório, qualitativo, do tipo estudo de caso. A amostra compreendeu nove meios de hospedagem de Santa Catarina e o instrumento utilizado para coleta foi a entrevista em profundidade. Os principais resultados demonstram que o fam-tour é uma ferramenta necessária para que os intermediários conheçam o produto que vendem, e se caracteriza pelo reforço no relacionamento entre meios de hospedagem e agências. Se aplicado de forma adequada pode fazer com que exista acréscimo das vendas dos serviços hoteleiros. O marketing de experiência para intermediário, por meio do fam-tour se constitui , desse modo, em mecanismo para a comercialização e para fidelização dos intermediários através do relacionamento.

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Biografia do Autor

Tiago Savi Mondo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gerenciamento de projetos pela FGV-SC. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua como consultor de turismo e hotelaria. Possui publicações em revistas internacionais sobre a temática e dois capítulos de livro. Professor do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina CESUSC e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Marketing GEPEM da UDESC. Áreas de pesquisa: Marketing Integrado, Marketing Turístico, Administração de Serviços, Gestão da Hospitalidade.

Jane Iara Pereira da Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina-ESAG.Membro fundador da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicas-FEPESE/UFSC.Membro fundador da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil-SC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, administração, pesquisa de marketing,marketing de serviços, atendimento e vendas.

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Publicado

2010-11-25

Como Citar

Mondo, T. S., & Costa, J. I. P. da. (2010). Marketing de Experiência para intermediários: possibilidades e limitações do Fam-Tour na hotelaria. Revista Hospitalidade, 7(2), 90–110. Recuperado de https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/336