Gol de quem? A comunicação e o turismo na Copa do Mundo Brasil 2014
Palavras-chave:
Copa do Mundo, Website, Estratégias Comunicacionais, Imagens, Imaginários turísticos.Resumo
Ao analisar semiótico-figurativamente aprodução dos múltiplos sentidos comunicacionais propostos pelo Ministério doTurismo em relação à Copa do Mundo Brasil 2014, este artigo busca investigar, apartir de um recorte efetuado no websitemantido pelo Governo Federal, que estratégia é utilizada pelo poder público naconstrução de imagens e imaginários turísticos, e, em especial, nascomunicações que dizem respeito aos torcedores-turistas. Propõe-se, para tanto,a desconstrução dos textos comunicacionais apresentados, visando a entender quefiguras de turismo são postas. Junto a isso, objetiva-se ampliar osconhecimentos acerca da importância dos grandes eventos esportivos comoprodutos turísticos e comunicacionais. Além disso, busca-se discutir, a partirdos conteúdos sincréticos publicizados, as diferentes produções e linhasnarrativo-discursivas que promovem a próxima Copa do Mundo futebolística emnosso país. A análise verbivisual do websiteadotará a teoria semiótica de texto, com DianaBarros, complementando-a com a semiótica visual, conforme Vicente Pietro Forte. O esforço teórico completa-se com aportes daárea do turismo, esporte e da temática da visualidade e imaginários a partir Michel Maffesolli, Juremir Machado, ArianneReis, entre outros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).