O ensino da pesquisa científica em cursos superiores de Tecnologia em Gastronomia
Palavras-chave:
Ensino Tecnológico, Gastronomia, Pesquisa Científica.Resumo
O ensinouniversitário brasileiro passou por intensas transformações nas últimas décadasem função da necessidade de uma mão-de-obra especializada em determinadasáreas, oportunizando melhoria de vida para as diversas camadas da sociedade.Para atender essa demanda surgiram os cursos superiores de Tecnologia. Opresente artigo concentrou-se nos cursos de Gastronomia, pertencente ao eixo dehospitalidade e lazer. Utilizando-se de uma pesquisa dedutiva, delimitou-se aanálise aos cursos do Estado de São Paulo, identificados a partir de umarevista comercial e pelo site do E-MEC para que se pudesse identificar o ensinodo “pensar científico” e formação de um “ser crítico e reflexivo”, expectativasatreladas ao ensino superior. Realizou-se uma análise da descrição dos cursos(pelos sites institucionais), assim como avaliação das grades curriculares doscursos elencados. A partir desses dados, pode-se verificar o mínimodirecionamento a construção de um pensar crítico da área, assim como o pesquisar,apesar de muitos cursos exigirem um trabalho de conclusão de curso. A partirdisso pressupõe-se que ocorrerá a formação de um “ser mecanizado” e nãoreflexivo e questionador.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).