A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba/PR: a percepção de visitantes e visitados
Palavras-chave:
Turismo. Paisagem. Imagem. Percepção. Curitiba/PR.Resumo
A paisagem é o primeiro contato que o turista assimila ao estar em um novo ambiente, esta por sua vez é reflexo das interações das ações antrópicas no espaço. A paisagem de uma localidade é o testemunho do passado, reflete ao visitante as realidades da cidade, seu modo de vida, suas tradições, enfim sua cultura. Portanto, por meio das imagens formadas pelas paisagens urbanas o turista conhece, admira ou repudia o centro urbano visitado. Assim este artigo tem por objetivo analisar como as paisagens percorridas, vivenciadas e observadas pelos turistas podem influenciar na formação da imagem da cidade que os mesmos tiveram ao visitar Curitiba. Buscou-se contrastar a percepção de visitantes e visitados. Para tanto se utilizou de uma pesquisa qualitativa baseada em investigação documental e bibliográfica, sendo possível verificar a importância da paisagem curitibana na formação da imagem de qualidade de vida e de cidade ecológica, tanto para os visitantes quanto para os moradores de Curitiba.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação de meu trabalho, pela Revista Hospitalidade, de acesso aberto e gratuito, por prazo indeterminado e a título de colaboração não remunerada. Declaro também que o textual apresentados são de minha autoria, indicadas as fontes quando necessárias. Declaro ainda que reconheço a política de punição por eventuais plágios devidamente identificados, que consiste na eliminação imediata dos arquivos com essa caracterização.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.