Percepção dos Colaboradores Internos da Prestação de Serviços em Restaurantes Institucionais

Autores

  • Ana Maria Prado Faião Universidade Anhembi Morumbi
  • Ricardo Maranhão Universidade Anhembi Morumbi
  • Ricardo de Gil Torres Universidade Anhembi Morumbi
  • Marielys Siqueira Bueno Universidade Anhembi Morumbi

Palavras-chave:

Hospitalidade. Qualidade. Restaurantes Institucionais. São Paulo.

Resumo

A pesquisa foi elaborada por meio de entrevistas com usuários de restaurantes operando dentro de empresas com o objetivo de identificar os fatores que, no entender desses usuários, justificam o uso, dos restaurantes. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de questionário, com perguntas abertas, aos colaboradores de empresas atendidas por esses restaurantes, localizados na cidade de São Paulo. Foram utilizadas duas metodologias que se fundamentam na Teoria das Representações Sociais de Moscovici: o estudo de Evocações e a análise do Discurso do Sujeito Coletivo. O questionário foi dividido em duas partes: fatores de atração de restaurantes em geral e fatores de atração de restaurantes no local de trabalho. A análise dos resultados, com ambas as metodologias, evidencia que os fatores de atração em restaurantes são qualidade da comida, atendimento e limpeza. Em restaurantes institucionais a importância do “ambiente”, que poderia ser associada com hospitalidade do local, é enfatizada. Esses fatores se alinham com as dimensões de análise de qualidade de serviços da metodologia SERVQUAL.

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Biografia do Autor

Ana Maria Prado Faião, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre em Hospitalidade (Universidade Anhembi Morumbi) Bacharel em Nutrição (Universidade São Camilo). Experiência como docente em cursos de graduação de Gastronomia. Mais de duas décadas de atuação como executiva em empresas de refeições institucionais.

Ricardo Maranhão, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre em Ciências Sociais e Doutor em História pela USP, Professor da Gastronomia da Escola de Hospitalidade da Univ. Anhembi Morumbi e da Pós-graduação em Padrões Gastronômicos, na área de Cultura e História.

Ricardo de Gil Torres, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Administração de Empresas (FGV-SP). Especialista em Administração da Produção (FGV-SP). Graduado em Engenharia Química (UFRRJ). Professor do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Marielys Siqueira Bueno, Universidade Anhembi Morumbi

Diplomada em Études Approfondies en Antropologie Sociale e en Études Approfondies en Cinèma Antropologique pela Sorbonne, na França. Doutora em Sociologia pela USP. Professor do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Faião, A. M. P., Maranhão, R., Torres, R. de G., & Bueno, M. S. (2013). Percepção dos Colaboradores Internos da Prestação de Serviços em Restaurantes Institucionais. Revista Hospitalidade, (2). Recuperado de https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/529

Edição

Seção

Artigos