Percepção dos Colaboradores Internos da Prestação de Serviços em Restaurantes Institucionais
Palavras-chave:
Hospitalidade. Qualidade. Restaurantes Institucionais. São Paulo.Resumo
A pesquisa foi elaborada por meio de entrevistas com usuários de restaurantes operando dentro de empresas com o objetivo de identificar os fatores que, no entender desses usuários, justificam o uso, dos restaurantes. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de questionário, com perguntas abertas, aos colaboradores de empresas atendidas por esses restaurantes, localizados na cidade de São Paulo. Foram utilizadas duas metodologias que se fundamentam na Teoria das Representações Sociais de Moscovici: o estudo de Evocações e a análise do Discurso do Sujeito Coletivo. O questionário foi dividido em duas partes: fatores de atração de restaurantes em geral e fatores de atração de restaurantes no local de trabalho. A análise dos resultados, com ambas as metodologias, evidencia que os fatores de atração em restaurantes são qualidade da comida, atendimento e limpeza. Em restaurantes institucionais a importância do “ambiente”, que poderia ser associada com hospitalidade do local, é enfatizada. Esses fatores se alinham com as dimensões de análise de qualidade de serviços da metodologia SERVQUAL.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação de meu trabalho, pela Revista Hospitalidade, de acesso aberto e gratuito, por prazo indeterminado e a título de colaboração não remunerada. Declaro também que o textual apresentados são de minha autoria, indicadas as fontes quando necessárias. Declaro ainda que reconheço a política de punição por eventuais plágios devidamente identificados, que consiste na eliminação imediata dos arquivos com essa caracterização.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.