A Curitiba dos Restaurantes: Uma análise da evolução dos estabelecimentos de alimentação comercial com base nos registros do Guia Quatro Rodas – 1989/2014.
Palavras-chave:
Turismo, Gastronomia, Distribuição Espacial, Restaurantes, Curitiba – PR.Resumo
A gastronomia, discutida como um segmento que se encontra estreitamente arrolado ao turismo, pode ser observada tanto como um elemento integrador da infraestrutura turística, quanto um componente da oferta, ou seja, um fator motivador para a realização da viagem. Estudos que abordem essa temática por vieses distintos tornam-se relevantes. A presente pesquisa, então, tem como objetivo central a análise da dinâmica da distribuição dos restaurantes da cidade de Curitiba, bem como, das categorias de estabelecimentos presentes nos bairros, utilizando-se do Guia Quatro Rodas, em um período de 25 anos, considerando os guias de 1989, 2001 e 2014. Como metodologia de pesquisa utilizou-se a análise de conteúdo, bem como, as pesquisas bibliográfica e documental para o alcance do objetivo proposto. Como resultados pode-se observar que há uma concentração dos estabelecimentos no período analisado (1989/2001/2014), sobretudo, na região central da cidade e adjacências, bairro Batel, por exemplo, e também no bairro de Santa Felicidade, tradicionalmente conhecido e divulgado como atrativo gastronômico de Curitiba. E também, cabe destacar uma predominância de pizzarias, churrascarias e estabelecimentos que servem comida italiana, como principais categorias de restaurantes presentes na cidade.Downloads
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Publicado
2016-09-23
Como Citar
Bizinelli, C., Manosso, F. C., Abrahão, C. M. de S., & Gândara, J. M. G. (2016). A Curitiba dos Restaurantes: Uma análise da evolução dos estabelecimentos de alimentação comercial com base nos registros do Guia Quatro Rodas – 1989/2014. Revista Hospitalidade, 13(1), 09–28. Recuperado de https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/554
Edição
Seção
Artigos
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