Hospitalidade no varejo de moda feminina na cidade de São Paulo

Autores

  • Izabel Cristina Sabatier de Faria Universidade Anhembi Morumbi
  • Ricardo de Gil Torres Universidade Anhembi Morumbi - UAM

Palavras-chave:

Hospitalidade. Varejo de Moda. Vendedor. Consumidor. Encenação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar as relações entre vendedora e consumidora no varejo de moda feminina na cidade de São Paulo, buscando entender estratégias adotadas no segmento, motivadas pela hospitalidade. Pressupõe-se que, nesse ramo do varejo, as pessoas encenam papéis conforme os diversos padrões de comportamento estabelecidos e que as ações de hospitalidade extrapolam o que já é estabelecido nas relações de compra e venda. No decorrer dos encontros, vínculos significativos são criados, denotando a presença das diferentes motivações que envolvem a atividade da hospitalidade. O presente texto fez uso de abordagem qualitativa em entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado, aplicado junto a representantes dos principais envolvidos no ato de compra e venda. Para o tratamento e análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, foi identificada a encenação da hospitalidade – entre consumidores, vendedores, gerentes e proprietários – cada um com suas motivações inerentes, em ocasiões em que a consideração pelo outro, o desejo de agradar, a preocupação, a compaixão, a amizade e o gosto por ver as pessoas felizes são elementos considerados significativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Cristina Sabatier de Faria, Universidade Anhembi Morumbi

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação Casper Libero, Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Ricardo de Gil Torres, Universidade Anhembi Morumbi - UAM

Graduado em Engenharia Química - UFRRJ (1979) e doutorado em Administração de Empresas - FGV-SP (2004). Professor do programa de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi onde leciona as disciplinas Marketing de Serviços em Hospitalidade & Turismo e Sistema de Hospitalidade e tem uma linha de pesquisa sobre Inovação e Mobilidade Corporativa.

Downloads

Publicado

2015-05-12

Como Citar

Faria, I. C. S. de, & Torres, R. de G. (2015). Hospitalidade no varejo de moda feminina na cidade de São Paulo. Revista Hospitalidade, 298–323. Recuperado de https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/572