Arquitetura De Hotéis Centrais Upscale Paulistanos: Paralelos Programáticos Entre As Décadas De 1950 E 2000.
Palavras-chave:
Arquitetura, São Paulo, Hotéis Centrais, Turismo de NegóciosResumo
O presente artigo tem como objeto de pesquisa o Hotel Central de padrão superior em São Paulo, limitado pelo recorte cronológico de 1954 a 2004. Seu objetivo principal é analisar as transformações da arquitetura de hotéis centrais de padrão superior em São Paulo, sob a luz de sua característica programática, no recorte cronológico acima.
Nesta pesquisa são definidos e analisados conceitos fundamentais sobre a arquitetura de hotéis centrais de padrão superior, e depois estes são verificados na análise e confrontação de dois estudos de caso proeminentes do segmento: o Hotel Jaraguá e o Hotel Ceasar Park. Esta análise mostrou que houve um aumento significativo nas áreas públicas e sociais, e de apoio nestas edificações, muito em função da mudanças no perfil do hóspedes destes hotéis no recorte cronológico da pesquisa, assim como os avanços tecnológicos e sociais ocorridos na sociedade, e o advento da importância do setor de serviços na economia paulista.
Palavras Chaves: Arquitetura, São Paulo, Hotéis Centrais, Turismo de Negócios
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação de meu trabalho, pela Revista Hospitalidade, de acesso aberto e gratuito, por prazo indeterminado e a título de colaboração não remunerada. Declaro também que o textual apresentados são de minha autoria, indicadas as fontes quando necessárias. Declaro ainda que reconheço a política de punição por eventuais plágios devidamente identificados, que consiste na eliminação imediata dos arquivos com essa caracterização.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.