A Pluralidade Gastronômica Da Região Amazônica: Sabores Acreanos, Paraenses E Do Alto Rio Negro

Autores

  • Ana Alice Silveira Corrêa
  • Suely Sani Pereira Quinzani
  • Vinicius Martini Capovilla

Palavras-chave:

Gastronomia acreana, Gastronomia paraense, Gastronomia de São Gabriel da Cachoeira, Gastronomia amazônica, Pratos emblemáticos.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo destacar como são diferentes as expressões gastronômicas da região amazônica dependendo de suas influências culturais, embora sejam todas oriundas da cultura indígena e utilizando ingredientes típicos da Amazônia. As raízes indígenas, base da gastronomia da região Norte do Brasil, sofrem influências culturais distintas em razão da sua formação histórica, da ocupação do solo e de contribuições imigratórias e migratórias, sobretudo a nordestina. Esta constatação é bastante evidenciada no livro “Ambiências” da chef Mara Sales que norteou este trabalho ao detalhar que a região possui pratos idênticos e também identitários. Objetiva-se, especificamente, no decorrer da exposição, identificar pratos gastronômicos que diferenciam esses aspectos culturais de cada região através de pratos ícones como a baixaria (Acre), a quinhampira (Alto Rio Negro) e pratos da cozinha paraense como o tacacá e o pato no tucupi. Esses pratos revelam que cada região é igual e diferente ao mesmo tempo e que a gastronomia do estado do Pará (Belém) não pode ser entendida, no geral, como a única a representar a região. Para a realização deste trabalho, utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória com levantamentos bibliográficos em busca de fatos e dados históricos que possibilitassem a análise das peculiaridades dessa Amazônia tripartida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Alice Silveira Corrêa

Formada em gastronomia Cozinheiro Chefe Internacional, formada em Confeitaria Profissional, pós graduada em Docência do Ensino Superior, pós graduada em Cozinha Brasileira, todos pelo Centro Universitário Senac, formada em Letras pela Faculdade N.S.Medianeira, formada em Análise de Sistemas pela IBM Brasil. Autora do livro Um simples livro de receitas simples.

Suely Sani Pereira Quinzani

Advogada, formada em Direito pela Universidade de São Paulo; formada em gastronomia pelo Centro Universitário Nossa Sra. do Patrocínio; pós graduada em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Nossa Sra. do Patrocínio; pós graduada em Cozinha Brasileira pelo Senac São Amaro, sommelier em vinhos pelo Senac Águas de São Pedro e ABS-SP, professora do curso de gastronomia do C.Universitário N.S. Patrocinio. 

Vinicius Martini Capovilla

Pós Graduado em Cozinha Brasileira pelo SENAC-SP, Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Formado em Tecnologia em Gastronomia pelo SENAC – SP, é sócio-proprietário da Saperian, agencia que trabalha gastronomia pelo viés cltural. Ministrou palestras sobre ingredientes nacionais na Fundación Alicia, Barcelona - Espanha. Hoje atua na implantação de uma Escola de Gastronomia e Hospitalidade junto ao Governo do Estado do Acre, no desenvolvimento de viagens eno-gastronômicas pela empresa Degustadores Sem Fronteiras, na produção do programa de TV Fominha, para o canal GNT, e dos eventos externos da chef Ana Luiza Trajano.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

Corrêa, A. A. S., Quinzani, S. S. P., & Capovilla, V. M. (2016). A Pluralidade Gastronômica Da Região Amazônica: Sabores Acreanos, Paraenses E Do Alto Rio Negro. Revista Hospitalidade, 13(2), 248–271. Recuperado de https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/645

Edição

Seção

Artigos