A Pluralidade Gastronômica Da Região Amazônica: Sabores Acreanos, Paraenses E Do Alto Rio Negro
Palavras-chave:
Gastronomia acreana, Gastronomia paraense, Gastronomia de São Gabriel da Cachoeira, Gastronomia amazônica, Pratos emblemáticos.Resumo
Este trabalho tem como objetivo destacar como são diferentes as expressões gastronômicas da região amazônica dependendo de suas influências culturais, embora sejam todas oriundas da cultura indígena e utilizando ingredientes típicos da Amazônia. As raízes indígenas, base da gastronomia da região Norte do Brasil, sofrem influências culturais distintas em razão da sua formação histórica, da ocupação do solo e de contribuições imigratórias e migratórias, sobretudo a nordestina. Esta constatação é bastante evidenciada no livro “Ambiências” da chef Mara Sales que norteou este trabalho ao detalhar que a região possui pratos idênticos e também identitários. Objetiva-se, especificamente, no decorrer da exposição, identificar pratos gastronômicos que diferenciam esses aspectos culturais de cada região através de pratos ícones como a baixaria (Acre), a quinhampira (Alto Rio Negro) e pratos da cozinha paraense como o tacacá e o pato no tucupi. Esses pratos revelam que cada região é igual e diferente ao mesmo tempo e que a gastronomia do estado do Pará (Belém) não pode ser entendida, no geral, como a única a representar a região. Para a realização deste trabalho, utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória com levantamentos bibliográficos em busca de fatos e dados históricos que possibilitassem a análise das peculiaridades dessa Amazônia tripartida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação de meu trabalho, pela Revista Hospitalidade, de acesso aberto e gratuito, por prazo indeterminado e a título de colaboração não remunerada. Declaro também que o textual apresentados são de minha autoria, indicadas as fontes quando necessárias. Declaro ainda que reconheço a política de punição por eventuais plágios devidamente identificados, que consiste na eliminação imediata dos arquivos com essa caracterização.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.