“ALÔ, É DO COPA”? O TELEFONE E A HISTÓRIA DA HOTELARIA CARIOCA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n2.770

Palavras-chave:

História da hotelaria, Hotelaria de luxo, Telefonia, Serviços hoteleiros, Copacabana Palace.

Resumo

O presente estudo dedica-se ao registro da história da hotelaria, em específico da hotelaria de luxo do Rio de Janeiro, a partir da perspectiva da história social. Para tanto, adota como objeto empírico o departamento de telefonia em um dos mais importantes hotéis de luxo da capital fluminense, registrando a forma, função e estrutura do departamento e sua evolução desde o início do século XX, quando a hotelaria carioca se modernizou, até o início do século XXI, quando, com o desenvolvimento da tecnologia da comunicação, passou-se a registrar profundas alterações nos processos que envolvem o atendimento telefônico, na hotelaria. O estudo destaca ainda as novas características dos departamentos de atendimento remoto na hotelaria de luxo carioca. Partindo de um levantamento sobre a história da hotelaria do Rio de Janeiro e do próprio telefone, o estudo realiza também um registro sobre o desenvolvimento hoteleiro de luxo na cidade e mostra que o Belmond Copacabana Palace, em seus mais de 90 anos de existência, foi capaz de manter-se atualizado e de constituir um sistema extremamente eficaz para atendimento remoto, que está baseado na inovação, mas não desconsidera características tradicionais dos departamentos de telefonia de antigamente, o que garante qualidade e personalização no serviço prestado aos clientes internos e externos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Sousa Barbosa da SILVA, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Graduada em Hotelaria pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ana Paula Garcia SPOLON, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

SILVA, M. de S. B. da, & SPOLON, A. P. G. (2017). “ALÔ, É DO COPA”? O TELEFONE E A HISTÓRIA DA HOTELARIA CARIOCA. Revista Hospitalidade, 14(2), 01–26. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n2.770