FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOS

Autores

  • Fabiana Miranda Reis de CARVALHO Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marcio Nakayama MIURA Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE http://orcid.org/0000-0003-1188-1889
  • Ivano RIBEIRO Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n2.771

Palavras-chave:

Teoria de Usos e Gratificações, Fanpage, Hotel.

Resumo

A partir da perspectiva da teoria de Usos e Gratificações (U&G), o estudo examinou os fatores que aumentam a satisfação dos usuários de fanpages de hotéis, analisando também como a satisfação dos usuários com a fanpage afeta a intenção de visitar o hotel no futuro. Para realização da pesquisa, levou-se em consideração a emergência do conceito de marketing de mídia social, e a exposição brasileira internacional ocasionada pela hospedagem de dois mega eventos esportivos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016. Os dados foram analisados empregando-se a modelagem de equações estruturais (SEM), com estimação dos mínimos quadrados parciais (PLS-PM – Partial Least Square – Path modelling). Os resultados indicaram que o entretenimento é o fator que mais influencia na satisfação, seguido da informação, conveniência, interação social e auto expressão. Verificou-se ainda que a satisfação dos usuários com a fanpage do hotel está positivamente associada à intenção de visitar o hotel no futuro. As implicações teóricas e práticas desses achados são discutidas, bem como sugestões para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Miranda Reis de CARVALHO, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda pelo PPGA/MPA/UNIOESTE

Marcio Nakayama MIURA, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Professor Permanente do PPGA/MPA/UNIOESTE

Ivano RIBEIRO, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor do PPGA/MPA/UNIOESTE

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

CARVALHO, F. M. R. de, MIURA, M. N., & RIBEIRO, I. (2017). FANPAGES DE HOTÉIS: FATORES DE GRATIFICAÇÃO E SATISFAÇÃO QUE MOTIVAM O ACESSO DOS USUÁRIOS. Revista Hospitalidade, 14(2), 01–23. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n2.771