Hospitalidade como Recurso Estratégico na Hotelaria: proposição de um modelo teórico-conceitual

Autores

  • Davi Alysson da Cruz Andrade Universidade Federal do Maranhão
  • Edison Fernandes Polo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.002

Palavras-chave:

Hospitalidade, Recurso Estratégico, RBV, Vantagem Competitiva, Hotelaria

Resumo

Buscou-se neste estudo entender as dimensões que compõem o construto hospitalidade, no contexto da hotelaria, e sua configuração como recurso estratégico e fonte de vantagem competitiva para as empresas do setor de hospedagem. A partir da revisão da literatura sobre as Teorias da Hospitalidade, da Visão Baseada em Recursos (Resource-Based View) e da Vantagem Competitiva, propõe-se um modelo teórico-conceitual para melhor compreender e mensurar como a hospitalidade pode ser um recurso, servindo de apoio às empresas na definição de estratégias em busca de vantagem competitiva. Propõe-se que a hospitalidade, no contexto da hotelaria, é revelada por meio de seis dimensões: personalização, recepção calorosa, relacionamento especial, autenticidade, conforto e justiça de preço. Dentre as contribuições deste trabalho, destacam-se: a caracterização dos elementos que compõem/definem a hospitalidade na hotelaria, a partir da identificação das principais dimensões que a revelam; e a proposição de um modelo teórico, que permitirá o estudo empírico das correlações entre hospitalidade, recurso estratégico e vantagem competitiva. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Alysson da Cruz Andrade, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Administração (FEA/USP), na linha de Estratégia em Organizações. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2007, PRODEMA/UFPB) e Bacharel em Turismo (2004, UFPB). Professor Assistente no Departamento de Turismo e Hotelaria, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus do Bacanga - São Luís). Vem realizando pesquisas e projetos sobre hospitalidade cultural e profissional, estratégia, hotelaria, planejamento e gestão de empresas e destinos turísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-17

Como Citar

da Cruz Andrade, D. A., & Polo, E. F. (2019). Hospitalidade como Recurso Estratégico na Hotelaria: proposição de um modelo teórico-conceitual. Revista Hospitalidade, 15(2), 18–41. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.002

Edição

Seção

Artigos