EXPERIÊNCIAS BRINCANTES DE CRIANÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.806

Palavras-chave:

Educação Infantil. Alegorias Brincantes. Intervenção pedagógica.

Resumo

O presente texto traz como investigação, na cultura do brinquedo e da brincadeira, as alegorias brincantes narradas por professoras na/da Educação Infantil. Serviu de instrumento para a coleta dos dados, um questionário semiestruturado, aplicado às participantes, com dados coletados numa visita aos seus loci de trabalho, com o qual identificamos a noção que as professoras têm de brincadeira, o método que utilizam para desenvolver atividades lúdicas no ambiente escolar, e suas narrativas que alegorizam tais atividades, na esperança didática de obter algum resultado positivo na educação de crianças pequenas com o uso de brinquedos e brincadeiras. Antes de lidar com essas informações, supomos apropriado considerar aquilo que alguns teóricos dos termos ― brinquedos e brincadeiras ― relevam como válidos pela pena da ciência. Foi muito rico para pesquisadores e professoras saber como elas lidam com esses conceitos no campo de trabalho e como aproveitam esses conhecimentos adquiridos nos cursos e estudos para, na intervenção, requerer algum resultado prático. Para a tarefa formulamos algumas questões que pudessem pinçar esses conhecimentos no modus operandi de cada uma dessas professoras. As respostas revelam que os discursos são favoráveis à entrada de brinquedos, jogos e brincadeiras no espaço escolar porque são importantes para o curso natural do desenvolvimento das crianças. De modo mais estrito foi possível analisar as formas de envolvimento destas professoras, e aquilo que narram como percepções, noções e mesmo intervenções pedagógicas, quando alegorizam ou melhor representam as funções estéticas e pedagógicas que as brincadeiras e os brinquedos se submetem ao entrar nos espaços de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor-pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do GEPCOL - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Corporeidade e Ludicidade. Professor da Faculdade de Edducação Física e nos Programas de Mestrado e Doutorado, em Educação e Educação Física.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

Gomes, C. F. (2018). EXPERIÊNCIAS BRINCANTES DE CRIANÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Hospitalidade, 15(1), 198–213. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.806