“Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SC

Autores

  • Marimar Da Silva Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Andressa Barbosa Cordeiro Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.013

Palavras-chave:

Setor hoteleiro, Competência comunicativa, Língua Inglesa, Florianópolis-SC

Resumo

Pesquisas recentes vêm mostrando a importância do domínio de idiomas na gestão do setor hoteleiro. Entretanto estudos que buscam entender o impacto da competência comunicativa na performance profissional da perspectiva dos trabalhadores são escassos. Visando contribuir para esta temática, este estudo investigou o impacto da competência comunicativa em inglês na performance profissional do trabalhador do setor de recepção em hotéis de tipologias diferentes em Florianópolis-SC. O estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, investigou 3 hotéis e 11 trabalhadores do setor no segundo semestre de 2017. Os dados, obtidos de questionários e entrevistas com os participantes, foram analisados e validados por confronto teórico. A análise revelou que o nível de competência comunicativa em língua inglesa dos trabalhadores impacta diretamente em sua performance profissional e traz consequências para a gestão do setor. Além disso, a análise revelou que traços de personalidade do trabalhador podem compensar impactos negativos na prestação de serviço ao hóspede estrangeiro quando o nível de competência no idioma do profissional é baixo. Devido ao escopo reduzido, sugere-se a ampliação do contexto estudado para corroborar, refutar ou ampliar os resultados aqui apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marimar Da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Professora do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria/IFSC - Campus Florianópolis-ContinenteProfessora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional/IFSC - CERFEaD 

Andressa Barbosa Cordeiro, Instituto Federal de Santa Catarina

Tecnóloga em Hotelaria pelo Instituto Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2019-01-17

Como Citar

Silva, M. D., & Cordeiro, A. B. (2019). “Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SC. Revista Hospitalidade, 15(2), 215–242. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.013

Edição

Seção

Artigos