“Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SC
DOI:
https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.013Palavras-chave:
Setor hoteleiro, Competência comunicativa, Língua Inglesa, Florianópolis-SCResumo
Pesquisas recentes vêm mostrando a importância do domínio de idiomas na gestão do setor hoteleiro. Entretanto estudos que buscam entender o impacto da competência comunicativa na performance profissional da perspectiva dos trabalhadores são escassos. Visando contribuir para esta temática, este estudo investigou o impacto da competência comunicativa em inglês na performance profissional do trabalhador do setor de recepção em hotéis de tipologias diferentes em Florianópolis-SC. O estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, investigou 3 hotéis e 11 trabalhadores do setor no segundo semestre de 2017. Os dados, obtidos de questionários e entrevistas com os participantes, foram analisados e validados por confronto teórico. A análise revelou que o nível de competência comunicativa em língua inglesa dos trabalhadores impacta diretamente em sua performance profissional e traz consequências para a gestão do setor. Além disso, a análise revelou que traços de personalidade do trabalhador podem compensar impactos negativos na prestação de serviço ao hóspede estrangeiro quando o nível de competência no idioma do profissional é baixo. Devido ao escopo reduzido, sugere-se a ampliação do contexto estudado para corroborar, refutar ou ampliar os resultados aqui apresentados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação de meu trabalho, pela Revista Hospitalidade, de acesso aberto e gratuito, por prazo indeterminado e a título de colaboração não remunerada. Declaro também que o textual apresentados são de minha autoria, indicadas as fontes quando necessárias. Declaro ainda que reconheço a política de punição por eventuais plágios devidamente identificados, que consiste na eliminação imediata dos arquivos com essa caracterização.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.