QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL NA ORLA DE CABO BRANCO - JOÃO PESSOA – PB

Autores

  • Paula Dutra Leão de Menezes Universidade Federal da Paraíba (UFPB). https://orcid.org/0000-0001-5189-8592
  • Ana Maria Nery Soares de Mello Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Hanna Melissa Pereira Felisberto Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Niedja Glória Nogueira Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n3.001

Palavras-chave:

Qualidade de Vida no Trabalho, Hotel, Gestores, Satisfação, João Pessoa.

Resumo

A insatisfação e a desmotivação são problemas que afetam trabalhadores independentemente de sua posição na empresa hoteleira. Para lidar com esses problemas torna-se necessário encontrar elementos intrínsecos e extrínsecos ao ambiente de trabalho que afetam diretamente o trabalhador. Para tanto, é fundamental encontrar a origem da insatisfação e medi-la, para que o gestor tome as medidas acertadamente. Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos gestores em relação a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).  Este estudo de caso caracteriza-se por ser do tipo exploratório e qualitativo. O instrumento de coletas de dados foi um questionário fechado. A maioria dos aspectos avaliados apresentaram satisfação dos gestores. Entretanto, no aspecto satisfação sociológico/relacional sobre o quesito liberdade de expressão sem ser prejudicado quando expressa suas opiniões revelou-se insatisfatório, por sua vez, 75% dos gestores entrevistados sentem satisfação em se expressar. Sobre a satisfação psicológica/comportamental, o desenvolvimento pessoal e profissional também revela que os gestores estão insatisfeitos com o incentivo da empresa em termos de oferta de atividades e cursos relacionados a seu trabalho. Por último, registra-se a importância de observar a satisfação e motivação dos gestores considerando que são os líderes da equipe e consequentemente os motivadores dessas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Dutra Leão de Menezes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutora em Humanidades y Artes (Educação) pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) - CCTA -UFPB.

Ana Maria Nery Soares de Mello, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Graduanda em Hotelaria pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Hanna Melissa Pereira Felisberto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Graduanda em Hotelaria pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Niedja Glória Nogueira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Graduanda em Hotelaria pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Menezes, P. D. L. de, Mello, A. M. N. S. de, Felisberto, H. M. P., & Nogueira, N. G. (2019). QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL NA ORLA DE CABO BRANCO - JOÃO PESSOA – PB. Revista Hospitalidade, 16(03), 3–18. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n3.001