O PAPEL DOS CONVENTION & VISITORS BUREAUX NO MARKETING COLABORATIVO DE DESTINOS: UMA ANÁLISE DO CURITIBA E REGIÃO CVB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n3.002

Palavras-chave:

Papel, Convention e Visitors Bureaux (CVBx), Marketing Colaborativo, CCVB, Curitiba

Resumo

Os atores que participam das ações e atividades dos DMOs (Destination Marketing Organizations ou Organizações de Marketing do Destino), tais como os Convention & Visitors Bureaux (CVBx), geralmente o fazem por motivos associativistas e econômicos, evidenciando a responsabilidade dessas entidades na gestão dos destinos turísticos. Porém, associados, conselheiros e diretores geralmente divergem sobre quais ações e projetos devem ser priorizados e sobre a aplicação dos recursos dessas entidades. Portanto, definir o papel dos CVBx no marketing colaborativo dos destinos é o objetivo deste artigo, a partir da análise do Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB), Paraná, Brasil. Assim, este estudo exploratório selecionou a metodologia baseada nas pesquisas bibliográfica e documental, utilizando-se do método snowball para coletar papers a respeito da relação CVBx e Marketing Colaborativo nos principais periódicos científicos da área. Também, a partir do método qualitativo, uma pesquisa de campo com questionário de perguntas fechadas em escala Likert foi aplicada aos 143 mantenedores e conselheiros da gestão 2011-2014 do CCVB, que participam regularmente das ações e atividades promovidas pela entidade. Como resultado, seguindo o modelo teórico-metodológico de Wang (2008a), este artigo comprova que a principal função do CCVB é de organizador da promoção e do marketing turístico local e regional, concluindo que esta entidade atua como um DMO e não apenas como uma associação que capta eventos para o destino.

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Biografia do Autor

Dario Luiz Dias Paixao, Universidade Positivo Universidade Federal do Paraná

Coordenador-geral da Pós-graduação Lato Sensu e Educação Continuada e professor do Mestrado Profissional em Administração da UP - Universidade Positivo; Bacharel em Turismo pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (1996); Mestre em Turismo pela ULPGC - Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (1999); Doutor em Gestión y Desarrollo Turístico Sostenible pela UMA - Universidad de Málaga (2005). Na Universidade Positivo implantou e coordenou o curso de Turismo de 1999 a 2013; implantou e coordenou os cursos de tecnólogo em Gastronomia, Eventos e Hotelaria de 2009 a 2013; e coordenou o curso de Comércio Exterior de 2013 a 2016. É professor adjunto tempo parcial no curso de Turismo da UFPR; avaliador de cursos de Bacharelado e Tecnologia nas áreas de Turismo, Gastronomia, Hotelaria, Comércio Exterior e Gestão pelo INEP/MEC desde 2003; e membro da Comissão do Enade de Turismo (2002 a 2009). Como empresário, implantou a MPlace (Agência de Turismo Receptivo); a AGATUR (Agência Acadêmica de Turismo); a ADN Eventos (Organizadora de Eventos); e, a Choice Academia de Profissões (Escola de Educação Profissional). Foi presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau (gestão 2011/2014).

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Publicado

2020-09-11

Como Citar

Paixao, D. L. D., Molteni, A. da C., da Cruz, M. M., & Gândara, J. M. G. (2020). O PAPEL DOS CONVENTION & VISITORS BUREAUX NO MARKETING COLABORATIVO DE DESTINOS: UMA ANÁLISE DO CURITIBA E REGIÃO CVB. Revista Hospitalidade, 17(03), 25–49. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n3.002