Hospitalidade: Do Real para o Virtual Análise dos componentes da hospitalidade virtual em website de Hospitais Particulares em Recife/PE  

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n3.009

Palavras-chave:

Hospitalidade Virtual, Hotelaria Hospitalar, Hospital, indicadores da Hospitalidade Virtual.

Resumo

A hospitalidade virtual está presente nos mais diversos segmentos de mercado, até mesmo no hospitalar. Por ser um tema que ainda é pouco explorado, o objetivo da pesquisa foianalisar como a hospitalidade está presente no Website de dois hospitais particulares de referência para a cidade do Recife. Com base nos indicadores utilizados por Costa (2013), foi feita uma comparação entre ambos os sites, a fim de definir qual hospital oferece mais hospitalidade em sua página virtual. De naturezaexploratório-descritiva e abordagem qualitativa, esta pesquisa utilizou como estratégia o estudo de caso. Os dados foram coletados por revisão bibliográfica e a observação online dos dados. Destes foi feita uma análise de conteúdo. Como resultado, foi identificado que, mesmo contendo pontos a melhorar, o Hospital ‘A’ apresentou maior incidência de hospitalidade virtualquando comparado ao Hospital ‘B’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalyta Daniela de Carvalho Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Graduada em Turismo pela UFPE

André Falcão Durão, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professor Adjunto 3 com Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Departamento de Hotelaria e Turismo Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2002). Mestre em Administração pela UFPE (2005). Doutor em Administração pela UFPE (2011). Realizou pesquisa Pós-Doutoral na Breda University of Applied Science, Holanda (2018). Líder do grupo de pequisa (CNPq) eCOS (e-Tourism, Consumo e Sociedade).Tem experiência na área de Turismo e Administração, tanto no mercado, como também na área acadêmica (presencial e a distância). Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa:e-tourism, tecnologia da informação e comunicação e seu reflexo no turismo e na sociedade, marketing digital e comportamento do consumidor online. Pai de Nina e Ângelo.

Luís Henrique de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo pela Universidade de Aveiro (2006). Atuou como professor em cursos de pós-graduação latu sensu do Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB); Analista de Turismo do CET e Coordenador do Curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é professor Assistente I do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Coordenador do curso de Hotelaria do DHT. Participa do grupo de pesquisa "Turismo e Hospitalidade" da UFS e "Ambiente, Sociedade e Turismo: interfaces e oportunidades para o desenvolvimento sustentável" da UFPE, com artigos publicados em revistas nacionais (Turismo Visão e Ação/UNIVALI; Hospitalidade/Anhembi Morumbi e Revista Brasileira de Ecoturismo) e internacionais: International Journal of Tourism Cities, International Journal of Hospitality & Tourism Administration (Turismo e Desenvolvimento/Universidade de Aveiro). É doutorando no Programa Doutoral em Turismo (PDT) da Universidade de Aveiro-

Simone de Lira Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professora Adjunta do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Possui Mestrado em Administração (2004) e Graduação em Hotelaria pela Universidade Federal Pernambuco (2000). Cursando Especialização Lato sensu em Gestão Estratégica em EAD. Líder do Grupo de Pesquisa de Inovação e Empreendedorismo em Turismo e Hospitalidade (Check-in) e Pesquisadora do Centro de Estudos em Hospitalidade, Turismo e Gastronomia (CHT).Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Hoteleira, atuando principalmente nos seguintes temas: Hotelaria, Restaurante, Gastronomia, Cultura, Estudo de Bebidas, Empreendedorismo, Inovação e Criatividade. Tem interesse em participar de grupo de trabalho para o planejamento e implantação de EAD em IES.

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

Silva, T. D. de C., Durão, A. F., de Souza, L. H., & Almeida, S. de L. (2020). Hospitalidade: Do Real para o Virtual Análise dos componentes da hospitalidade virtual em website de Hospitais Particulares em Recife/PE  . Revista Hospitalidade, 17(03), 182–203. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n3.009