Análise Bibliométrica e Sociométrica Da Produção Cientifica Sobre Brand Equity do campo científico do Turismo no Portal De Periódicos CAPES

Autores

  • Lucimari Acosta Pereira Universidade do Vale do Itajaí- Univali
  • Pablo Flores Limberger Universidade do Vale do Itajaí- Univali
  • Sara Joana Gadotti dos Anjos Universidade do Vale do Itajaí-Univali

DOI:

https://doi.org/10.29147/revhosp.v18i02.940

Palavras-chave:

Brand Equity, Turismo, Bibliometria, Sociometria, Portal Capes.

Resumo

O turismo tem um efeito positivo no desenvolvimento econômico de um destino turístico. Neste contexto, a marca de destino contribui para melhorar e consolidar memórias positivas associadas a uma localização. Esta pesquisa tem como objetivo oferecer um panorama sobre a evolução da produção científica com o tema brand equity relacionado ao turismo por meio de uma análise bibliométrica das publicações de 1999 a 2020. Este estudo seguiu uma abordagem quantitativa e se caracteriza como uma pesquisa descritiva. É também pesquisa documental, pois tem como procedimentos iniciais de análise, coleta e classificação de artigos científicos. Após a etapa de classificação dos artigos, seguiu-se a bibliometria. Analisamos os processos de comunicação escrita e efetuamos o tratamento quantitativo/estatístico das propriedades comportamentais das informações registradas. Além disso, a sociometria que possibilitou a identificação de redes de cooperação social entre os atores. Observamos que o campo de pesquisa com o tema brand equity ainda é crescente e em estágio de maturidade. Os resultados revelam que em áreas do turismo como a economia, a gastronomia, o setor hoteleiro tem vindo a incorporar-se ao tema do brand equity, formando um ciclo de investigação emergente que pode ajudar a área do turismo a consolidar-se como campo de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimari Acosta Pereira, Universidade do Vale do Itajaí- Univali

Doutoranda em Turismo e Hotelaria pelo Programa de Pós Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); Mestra em Turismo e Hotelaria pelo Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) foi Bolsista Capes e fez parte do Corpo Editorial do Periódico Cientifico Apllied Tourism. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Pitágoras UNOPAR; Bacharel em Turismo Binacional pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, tendo sido Bolsista EPEN (Ensino, pesquisa e extensão) no projeto Minha Terra tem Palmares onde Vive o Mergulhão. Foi bolsista do Grupo de Pesquisa, Ensino e extensão PET TURISMO, sendo que o PET é um Programa de Educação Tutorial, que visa trabalhar a tríade ensino, pesquisa e extensão, bem como a formação pessoal e complementar do estudant

Pablo Flores Limberger, Universidade do Vale do Itajaí- Univali

Doutor em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí (2015) com um período de estudos na Universidade do Algarve (PT), mestre e bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Com publicações de artigos em periódicos internacionais e nacionais. Organizações de livros e capítulos de livros. Participações nos principais eventos de turismo. Avaliador de periódicos nacionais e internacionais. Membro de comitê editorial de periódicos científicos. Com trabalhos nos seguintes temas: Avaliação dos serviços; Gestão da Experência e Branding de destinos turísticos. Professor e pesquisador no programa de pós-graduação em turismo e hotelaria na Univali e na graduação, principalmente, na escola de negócios. Atualmente vice coordenador do Programa de Pós Graduação em turismo.

Sara Joana Gadotti dos Anjos, Universidade do Vale do Itajaí-Univali

Administradora pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991), mestre em Engenharia de Produção/Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutora em Engenharia de Produção/Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Pós-doutorado na Espanha em Gestao da Qualidade em Destinos Turísticos (2007/2008) e Gestão da Comunicação em Destinos Turísticos (2014). Professora do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí. Editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo - RBTur (2012-2017), Editora Regional da América do Sul do Journal of Hospitality and Tourism Insights, Membro do Corpo Editorial do Journal of Destination Marketing & Management, Revista de Cultura e Turismo - Cultur, Turismo Visão e Ação e Applied Tourism. Vice Presidente Regional America do Sul International Tourism Studies Association. Avaliadora de Cursos de EAD e Presenciais do INEP/MEC e do CNPq e da Capes. Temas de Interesse: Inovação; Motivação; Recursos Humanos; Comportamento Turista; Gestão da excelência destino; Gestão Hoteleira; Qualidade Serviço

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Pereira, L. A., Limberger, P. F., & dos Anjos, S. J. G. (2021). Análise Bibliométrica e Sociométrica Da Produção Cientifica Sobre Brand Equity do campo científico do Turismo no Portal De Periódicos CAPES. Revista Hospitalidade, 18(02), 146–172. https://doi.org/10.29147/revhosp.v18i02.940