Análise Bibliométrica e Sociométrica Da Produção Cientifica Sobre Brand Equity do campo científico do Turismo no Portal De Periódicos CAPES
DOI:
https://doi.org/10.29147/revhosp.v18i02.940Palavras-chave:
Brand Equity, Turismo, Bibliometria, Sociometria, Portal Capes.Resumo
O turismo tem um efeito positivo no desenvolvimento econômico de um destino turístico. Neste contexto, a marca de destino contribui para melhorar e consolidar memórias positivas associadas a uma localização. Esta pesquisa tem como objetivo oferecer um panorama sobre a evolução da produção científica com o tema brand equity relacionado ao turismo por meio de uma análise bibliométrica das publicações de 1999 a 2020. Este estudo seguiu uma abordagem quantitativa e se caracteriza como uma pesquisa descritiva. É também pesquisa documental, pois tem como procedimentos iniciais de análise, coleta e classificação de artigos científicos. Após a etapa de classificação dos artigos, seguiu-se a bibliometria. Analisamos os processos de comunicação escrita e efetuamos o tratamento quantitativo/estatístico das propriedades comportamentais das informações registradas. Além disso, a sociometria que possibilitou a identificação de redes de cooperação social entre os atores. Observamos que o campo de pesquisa com o tema brand equity ainda é crescente e em estágio de maturidade. Os resultados revelam que em áreas do turismo como a economia, a gastronomia, o setor hoteleiro tem vindo a incorporar-se ao tema do brand equity, formando um ciclo de investigação emergente que pode ajudar a área do turismo a consolidar-se como campo de investigação.
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