MERCADO DE EVENTOS: UMA ANÁLISE DAS EMPRESAS ORGANIZADORAS E PRESTADORES DE INFRAESTRUTURA DE APOIO DO DISTRITO FEDERAL – BRASIL

Autores

  • Barbara Bianca Santos Faria Instituto Federal de Brasília
  • Rodrigo Cardoso da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências sociais Aplicadas - Programa de Pós-graduação em Turismo. https://orcid.org/0000-0001-8473-4244
  • Aylana Laissa Medeiros Borges Universidade de Brasília - Centro de Excelência em Turismo

DOI:

https://doi.org/10.29147/revhosp.v18i03.962

Resumo

Esse trabalho buscou identificar as empresas organizadoras de eventos no Distrito Federal-DF, com o objetivo principal de analisar a constituição do mercado de eventos.  O trabalho se centra em uma apreciação descritiva das empresas organizadoras de eventos e dos prestadores de infraestrutura de apoio a eventos. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, na medida em tentou-se investigar o mercado de eventos do DF. A principal base de dados utilizada para a pesquisa foi o CADASTUR, que reúne uma quantidade considerável de informações sobre prestadores de serviços turísticos. Essa base de dados possui duas categorias diretamente ligada ao mercado de eventos, são elas: 1- empresas organizadoras, 2 – empresas prestam serviços apoiadoras de eventos (infraestrutura, sonorização, decoração, dentre outros). Como resultado principal verificou-se que o Plano Piloto e o Guará são as regiões administrativas do DF que apresentam grandes aglomerado de empresas organizadoras e apoiadoras, tornando essas duas regiões administrativas com maior potencial para o desenvolvimento de eventos e da sua cadeia produtiva. Outro ponto interessante que se destaca é que a maior parte das empresas de eventos do DF são empresas de iniciativa individual. O panorama apresentado nesse trabalho mostra um pouco da realidade empresarial no setor de eventos, quando se trata de classificação e porte das empresas de eventos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Bianca Santos Faria, Instituto Federal de Brasília

Tecnóloga em Eventos - Instituto Federal de Brasília.

Rodrigo Cardoso da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências sociais Aplicadas - Programa de Pós-graduação em Turismo.

Bacharel, Mestre e doutor em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. professor do Instituto Federal de Brasília - Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer

Aylana Laissa Medeiros Borges, Universidade de Brasília - Centro de Excelência em Turismo

Bacharela, Mestre e doutoranda em turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Santos Faria, B. B., Silva, R. C. da, & Borges, A. L. M. (2021). MERCADO DE EVENTOS: UMA ANÁLISE DAS EMPRESAS ORGANIZADORAS E PRESTADORES DE INFRAESTRUTURA DE APOIO DO DISTRITO FEDERAL – BRASIL. Revista Hospitalidade, 18(03), 1–25. https://doi.org/10.29147/revhosp.v18i03.962