Ansiedade existencial a partir de memórias de viagens significativas: verificação da dimensionalidade e da confiabilidade do Existential Concerns Questionnaire
DOI:
https://doi.org/10.29147/revhosp.v18i03.975Palavras-chave:
Ansiedade existencial, Vazio existencial, Morte e Finitude, Experiência turística,Resumo
O artigo aborda o conceito de ansiedade existencial e, de forma exploratória, verifica a incidência da ansiedade existencial em uma amostra heterogênea de 569 sujeitos. O estudo acessou a ansiedade existencial a partir de memórias de viagens que os respondentes julgaram ter sido as mais importantes ou significativas de suas vidas. Para isso, foram utilizados os 22 itens adaptados do Existential Concerns Questionnaire [ECQ] e a análise das componentes principais resultou em uma estrutura bidimensional que explicou 51,319% da variância total. As duas dimensões que emergiram dos dados apresentaram boa consistência interna e reproduziram as dimensões do estudo original que desenvolveu o ECQ. Contudo, as dimensões foram rebatizadas de Vazio existencial (α = 0,880) e Morte e Finitude (α = 0,876). Dado que a literatura tem priorizado a abordagem qualitativa na verificação da ansiedade existencial no campo do turismo, a presente investigação contribui para o avanço desses estudos ao adotar uma abordagem quantitativa na verificação da ansiedade existencial em experiências de viagem, utilizando um instrumento mais completo, mas ainda pouco testado em outros contextos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).