As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/revhosp.v18i03.988

Palavras-chave:

Economia da experiência, dimensões da experiência, emoções, eventos, Comic Con experience - CCXP.

Resumo

A ‘cultura pop’ é um fenômeno que teve seu início na Ásia e ganhou expressiva popularidade no mundo ocidental. Um turismo de ‘cultura pop’ já pode ser observado à medida que os fãs deste fenômeno costumam viajar para os destinos com imagem ligada à essa cultura e participar de eventos com esta temática. Dentre estes eventos, destaca-se a Comic Com Experience (CCXP) que se realiza na cidade de São Paulo, em edições anuais. Este estudo analisa a experiência do turista na CCXP, a partir do modelo teórico da economia da experiência e suas respectivas dimensões. Tem como finalidade identificar a importância relativa destas dimensões para a experiência do turista na CCXP e os reflexos desta experiência em suas emoções. A metodologia usada aqui empregou a abordagem quantitativa e a técnica de coleta de dados baseada num survey online, distribuído entre turistas que participaram da CCXP. Como resultado, sugere-se que duas dimensões da experiência -a ‘estética’ e o‘entretenimento’ - apresentam as maiores importâncias relativas entre as dimensões analisadas e a experiência, em si, no evento, possui um positivo e significativo reflexo nas emoções dos participantes, sendo que essas emoções são influenciadas, principalmente, pelas dimensões ‘educativa’ e ‘escape’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allisson Mateus Marques Cavalcanti Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Turismo pelo Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco.

Luís Henrique Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Luís Souza é professor do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. Possui Doutorado e Mestrado em Turismo pela Universidade de Aveiro, Portugal e graduação em Turismo pela UFPE. Atuou como Analista em Turismo no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, Coordenador do Curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe e Coordenador do Curso de Hotelaria da UFPE.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Silva, A. M. M. C., & Souza, L. H. (2021). As dimensões da economia da experiência e seus reflexos nas emoções dos participantes da Comic Con Experience (CCXP). Revista Hospitalidade, 18(03), 146–178. https://doi.org/10.29147/revhosp.v18i03.988