A conformação do sentido de lugar em restaurantes temáticos de cultura pop: uma análise geográfica-gastronômica
Palavras-chave:
Gastronomia, restaurante temático, cultura pop, sensorialidade, sentido de lugarResumo
Impulsionada pela difusão através das Tecnologias de Comunicação e Informação, a cultura pop se faz evidente nas relações culturais contemporâneas. O impacto de produtos midiáticos massificados nos setores de hospitalidade se reflete na emergência de restaurantes temáticos de cultura pop em diferentes cidades do Brasil. No entanto, o tema ainda carece de aprofundamento na literatura brasileira, especialmente no que diz respeito às características físicas desses ambientes e suas implicações geográfico-afetivas. Nesse sentido, esse artigo emprega a perspectiva da geografia cultural-humanista para entender como elementos sensoriais se entrelaçam com a afetividade dos fãs de cultura pop para conformar um sentido de lugar. A metodologia se pauta em revisão de literatura e estudo de caso, com incursões a campo em um restaurante de cultura pop de Curitiba (Paraná). Os resultados permitiram analisar a forma como cada sentido (visão, audição, olfato, paladar e tato) foi mobilizado pelo restaurante para materializar um imaginário prévio relacionado com a cultura pop, em uma relação de afetividade e identificação que evoca familiaridade no comensal. A partir disso, foi apresentado um modelo que sistematiza os elementos sensoriais com as dinâmicas inerentes às relações com a cultura pop contemporânea.
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