As emoções no destino: classificando os atrativos turísticos de Antonina, Paraná (Brasil)

Autores

  • Alcimara Meira Gonçalves Andrukiu Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Turismo. Marketing turístico. Emoções. Atrativos turísticos. Antonina/PR.

Resumo

O marketing tem contribuído com várias áreas no que se refere planejamento, desenvolvimento e avaliação de produtos, oferta, demanda, público-alvo e tantos outros conceitos que permeiam as relações de trocas. Dentre estas áreas está o turismo. O presente artigo tem por objetivo analisar as emoções relacionadas aos atrativos turísticos de Antonina, um pequeno município localizado no litoral do estado do Paraná (Brasil), segundo os conceitos da Economia da Experiência e as emoções sentidas durante o consumo. Para tal, foram codificadas e classificadas as mensagens postadas no website TripAdvisor por algumas pessoas que visitaram Antonina, segundo as listas de emoções e sentimentos propostas por Richins (1997), Laros e Steenkamp (2005) e Pine II e Gilmore (1999). Como resultado se constatou que o município possui principalmente atrativos indicados para pessoas que visam à contemplação, devido aos recursos paisagísticos e alguns locais que oferecem tranquilidade e relaxamento, ou ainda para aqueles que buscam entretenimento fotografando paisagens. Em menor número foram verificados atrativos que atendem às expectativas daqueles que buscam estímulo e entusiasmo por meio de atividades de aventura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcimara Meira Gonçalves Andrukiu, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bacharel em Administração pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR). Administradora na Universidade Federal do Paraná.

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-doutorado nas Universidades de Málaga, Valencia, Las Palmas de Gran Canaria, Alicante e Vigo, Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável (Universidad de Las Palmas de Gran Canaria), Mestre em Gestão do Turismo (Scuola Superiore del Commercio del Turismo i dei Servizzi de Milão), Bacharel em Turismo (UFPR). Docente no Programa de Pós-graduação e Graduação em Turismo (UFPR) e no Programa de Pós-graduação em Geografia (UFPR)

Downloads

Publicado

2015-07-06

Como Citar

Andrukiu, A. M. G., & Gândara, J. M. G. (2015). As emoções no destino: classificando os atrativos turísticos de Antonina, Paraná (Brasil). Revista Hospitalidade, (1), 344–369. Recuperado de https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/545

Edição

Seção

Artigos