A febre do Pokémon Go na perspectiva da hospitalidade humana
DOI:
https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0113Palavras-chave:
Hospitalidade. Lazer. Turismo. Realidade Aumentada. Pokémon Go.Resumo
Este artigo trata de um jogo que vem fascinando populações de diferentes idades e países - o Pokémon Go – e pergunta sobre o impacto de sua prática na hospitalidade cotidiana. Adotando o formato de um ensaio, o texto confronta ideias e teorias aos dados secundários de pesquisas realizadas, distinguindo três dimensões da hospitalidade possíveis de análise do jogo: (a) como atividade de lazer que se situa no plano de um novo interesse cultural, o virtual; (b) como prática turística, estimulando a exploração do espaço urbano e, com o recurso da Realidade Aumentada, incentivando viagens; e (c) como atividade que de alguma forma interfere nos processos de hospitalidade propriamente dita, podendo ser relacionada aos processos de hospitalidade do ser humano em relação aos animais e, por extensão, a objetos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação de meu trabalho, pela Revista Hospitalidade, de acesso aberto e gratuito, por prazo indeterminado e a título de colaboração não remunerada. Declaro também que o textual apresentados são de minha autoria, indicadas as fontes quando necessárias. Declaro ainda que reconheço a política de punição por eventuais plágios devidamente identificados, que consiste na eliminação imediata dos arquivos com essa caracterização.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.