Editorial
DOI:
https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n2.EditorialResumo
Esta segunda edição do volume dezesseis da revista Hospitalidade, apresenta trabalhos teóricos e empíricos cujas contribuições foram feitas por treze autores Brasileiros. Os artigos desta edição abrangem uma ampla gama de tópicos como: hospitalidade em hospitais, gestão de leitos hospitalares, Patrimônio e Hospitalidade, Turismo colaborativo e Hospitalidade
O primeiro trabalho, A Importância da Hospitalidade em Unidades de Saúde: Um Estudo De Caso No Hospital Municipal Ruth Cardoso De Balneário Camboriú/SC, cujo objetivo foi avaliar a hospitalidade no Hospital Municipal Ruth Cardoso, de acordo com os parâmetros da filosofia Planetree no qual os resultados, mostraram que o hospital não está de acordo com muitos dos parâmetros da filosofia Planetree
O segundo artigo, versa sobre O impacto do gerenciamento de leitos na gestão hospitalar, o objetivo deste artigo foi o de criar um modelo teórico para a gestão de leito, identificando as ferramentas que contribuem para o aumento do número de pacientes atendidos, relacionando os benefícios do gerenciamento de leitos associado à inclusão do plano de altas médicas e associando a redução do tempo de internação com a ampliação do número de pacientes atendidos.
O terceiro traz, O “Dia do Patrimônio” em Pelotas/RS como um ato de Hospitalidade, no qual o objetivo deste trabalho é problematizar o “Dia do Patrimônio” na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, como um ato de hospitalidade, possibilitando a interação da comunidade com o seu patrimônio cultural material e imaterial.
O quarto artigo, cujo título Turismo colaborativo em hostels, tem por objetivo analisar o turismo colaborativo em hostels, tendo em vista identificar o perfil dos turistas voluntários e dos hostels, bem como vantagens e desvantagens dessa atividade para ambos. De acordo com os autores os resultados demonstraram a predominância de viajantes jovens que valorizam a experiência e acreditam que essa troca traz benefícios que poderão ser aproveitados em âmbitos profissionais.
O quinto trabalho, Um modelo heurístico para análise da hospitalidade em tempos de hospedagem P2P, propõem uma nova ferramenta de análise para a hospitalidade abarcando as relações virtuais contemporâneas. O resultado do trabalho é um modelo heurístico que os autores esperam que seja adotado, criticado e aperfeiçoado pela comunidade científica dedicada aos estudos de hospitalidade.
A Hospitalidade e a revelação da humanidade. Notas em margem a um pequeno clássico é um ensaio que parte de um livro póstumo de Felix Tomillo Noguero, intitulado “A Hospitalidade na Bíblia e nas grandes religiões”. Ele seguirá de perto o desdobramento das ideias do texto, destacando fontes e enunciando como hipótese o título deste trabalho. O principal resultado do esforço feito pelo autor é uma sistematização de aspectos em que o livro contribui para renovar perspectivas, avançando na configuração de um campo de estudos atravessado pelo imperativo da hospitalidade.
Em complemento ao texto do medievalista Jean Lauand sobre a antropologia das formas cotidianas de hospitalidade, julgou-se importante inserir na revista um outro texto do autor, também resultado de uma conferência, desta feita realizada em 1998 em Barcelona. Recentemente, um vídeo de Antônio Nóvoa sobre o significado da expressão "obrigado" teve grande repercussão e, dada a importância da palavra para a hospitalidade, julgou-se oportuno trazer o texto em que Nóvoa se baseou para o vídeo. Outra justificativa é que a fórmula de agradecimento "obrigado" vem sendo substituída por outra fórmula: "gratidão" dizem as pessoas, sem saber o profundo significado subjacente a essa mudança
Por fim, gostaríamos de expressar nosso agradecimento especial a todos os autores por suas contribuições e a todos os revisores por seus insights inestimáveis, sugestões e comentários que melhoraram significativamente a qualidade dos artigos e da revista como um todo
Luiz Octávio de Lima Camargo
Cláudio José Stefanini
Carlos Alberto Alves
Editores
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação de meu trabalho, pela Revista Hospitalidade, de acesso aberto e gratuito, por prazo indeterminado e a título de colaboração não remunerada. Declaro também que o textual apresentados são de minha autoria, indicadas as fontes quando necessárias. Declaro ainda que reconheço a política de punição por eventuais plágios devidamente identificados, que consiste na eliminação imediata dos arquivos com essa caracterização.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.