Editorial
DOI:
https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n2.EditorialAbstract
Esta segunda edição do volume dezesseis da revista Hospitalidade, apresenta trabalhos teóricos e empíricos cujas contribuições foram feitas por treze autores Brasileiros. Os artigos desta edição abrangem uma ampla gama de tópicos como: hospitalidade em hospitais, gestão de leitos hospitalares, Patrimônio e Hospitalidade, Turismo colaborativo e Hospitalidade
O primeiro trabalho, A Importância da Hospitalidade em Unidades de Saúde: Um Estudo De Caso No Hospital Municipal Ruth Cardoso De Balneário Camboriú/SC, cujo objetivo foi avaliar a hospitalidade no Hospital Municipal Ruth Cardoso, de acordo com os parâmetros da filosofia Planetree no qual os resultados, mostraram que o hospital não está de acordo com muitos dos parâmetros da filosofia Planetree
O segundo artigo, versa sobre O impacto do gerenciamento de leitos na gestão hospitalar, o objetivo deste artigo foi o de criar um modelo teórico para a gestão de leito, identificando as ferramentas que contribuem para o aumento do número de pacientes atendidos, relacionando os benefícios do gerenciamento de leitos associado à inclusão do plano de altas médicas e associando a redução do tempo de internação com a ampliação do número de pacientes atendidos.
O terceiro traz, O “Dia do Patrimônio” em Pelotas/RS como um ato de Hospitalidade, no qual o objetivo deste trabalho é problematizar o “Dia do Patrimônio” na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, como um ato de hospitalidade, possibilitando a interação da comunidade com o seu patrimônio cultural material e imaterial.
O quarto artigo, cujo título Turismo colaborativo em hostels, tem por objetivo analisar o turismo colaborativo em hostels, tendo em vista identificar o perfil dos turistas voluntários e dos hostels, bem como vantagens e desvantagens dessa atividade para ambos. De acordo com os autores os resultados demonstraram a predominância de viajantes jovens que valorizam a experiência e acreditam que essa troca traz benefícios que poderão ser aproveitados em âmbitos profissionais.
O quinto trabalho, Um modelo heurístico para análise da hospitalidade em tempos de hospedagem P2P, propõem uma nova ferramenta de análise para a hospitalidade abarcando as relações virtuais contemporâneas. O resultado do trabalho é um modelo heurístico que os autores esperam que seja adotado, criticado e aperfeiçoado pela comunidade científica dedicada aos estudos de hospitalidade.
A Hospitalidade e a revelação da humanidade. Notas em margem a um pequeno clássico é um ensaio que parte de um livro póstumo de Felix Tomillo Noguero, intitulado “A Hospitalidade na Bíblia e nas grandes religiões”. Ele seguirá de perto o desdobramento das ideias do texto, destacando fontes e enunciando como hipótese o título deste trabalho. O principal resultado do esforço feito pelo autor é uma sistematização de aspectos em que o livro contribui para renovar perspectivas, avançando na configuração de um campo de estudos atravessado pelo imperativo da hospitalidade.
Em complemento ao texto do medievalista Jean Lauand sobre a antropologia das formas cotidianas de hospitalidade, julgou-se importante inserir na revista um outro texto do autor, também resultado de uma conferência, desta feita realizada em 1998 em Barcelona. Recentemente, um vídeo de Antônio Nóvoa sobre o significado da expressão "obrigado" teve grande repercussão e, dada a importância da palavra para a hospitalidade, julgou-se oportuno trazer o texto em que Nóvoa se baseou para o vídeo. Outra justificativa é que a fórmula de agradecimento "obrigado" vem sendo substituída por outra fórmula: "gratidão" dizem as pessoas, sem saber o profundo significado subjacente a essa mudança
Por fim, gostaríamos de expressar nosso agradecimento especial a todos os autores por suas contribuições e a todos os revisores por seus insights inestimáveis, sugestões e comentários que melhoraram significativamente a qualidade dos artigos e da revista como um todo
Luiz Octávio de Lima Camargo
Cláudio José Stefanini
Carlos Alberto Alves
Editores
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I herewith declare that I authorize the publication of the enclosed paper by Revista Hospitalidade and it will be labeled as “Open Access” and licensed by the respective authors in accordance with the Creative Commons Attribution (CC-BY) license, without period limitation. The access to the paper will be open and free. access, for an indeterminate period and as unpaid and my collaboration is royalty-free. I declare also that this is an original work that has not been previously published, it has been written by the stated authors, and third-party sources were duly referenced when necessary. I further declare that this work does not infringe the copyright or property right of another and I am aware of publisher´s policy with regards to plagiarism, that will consist in immediate withdrawal of the article. Authors retain the copyright and grant the journal the right of publishing it as original work, i.e. guaranteeing that it has not been previously published, and now it is licensed under “Creative Commons Attribution” License which allows sharing the work with the condition of both authors and journal being duly referenced.