Práticas de Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em um Hotel Tradicional na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n1.001Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Aprendizagem, Hotelaria.Resumo
A gestão do conhecimento é uma estratégia empresarial que cada dia mais vem sendo utilizada como uma vantagem competitiva. Embora, o turismo seja uma atividade de informação intensiva, os estudos sobre a gestão do conhecimento neste campo ainda são incipientes. O presente estudo tem como objetivo analisar práticas de gestão do conhecimento aplicadas ao contexto de uma empresa hoteleira tradicional, localizada na cidade do Natal (Rio Grande do Norte-RN, Brasil). O hotel caracteriza-se como uma empresa consolidada na cidade, além de apresentar uma cultura peculiar e enraizada no cotidiano dos hóspedes e colaboradores. Em termos metodológicos, caracteriza-se como um estudo de caso, do tipo qualitativo. Os dados foram coletados junto ao gerente geral do empreendimento e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a gestão do conhecimento é de fato trabalhada na empresa, o que faz com que o mesmo venha conseguindo se consolidar ao longo dos anos, sem perder suas raízes e tradição. No entanto, sugere-se a necessidade de rever padrões intrínsecos a cultura organizacional, de modo que os colaboradores se sintam estimulados e envolvidos no processo de gestão do conhecimento e desenvolvimento de suas competências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação de meu trabalho, pela Revista Hospitalidade, de acesso aberto e gratuito, por prazo indeterminado e a título de colaboração não remunerada. Declaro também que o textual apresentados são de minha autoria, indicadas as fontes quando necessárias. Declaro ainda que reconheço a política de punição por eventuais plágios devidamente identificados, que consiste na eliminação imediata dos arquivos com essa caracterização.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.