Educar para o turismo: contributos estratégicos para a sustentabilidade de destinações.
Keywords:
Turismo, educação, transversalidade, cidadania, sustentabilidadeAbstract
O presente artigo reflete sobre a perspectiva de uma base educacional como contributo à sustentabilidade de destinos turísticos. De forma específica, estuda-se a possibilidade de inclusão do turismo na educação das pessoas, sendo dada ênfase em sua implementação no ensino fundamental. A viabilidade e as dificuldades desta alteração no currículo escolar, bem como a melhor forma de fazê-lo, se como tema transversal ou se como disciplina autônoma, são também abordados. A análise é feita com o objetivo de verificar se a alteração proposta contribuiria para a sustentabilidade do turismo. Para desenvolver a argumentação utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisada exploratória em bibliografias especializadas em turismo e educação, incluindo-se, também, material disponibilizado na rede mundial de computadores – Internet. Os resultados da pesquisa e das reflexões mostram que o turismo apresenta interfaces com os temas transversais previstos na Lei de Diretrizes Básicas Educação (LDB), motivo pelo qual se formulou a hipótese de sua inserção à categoria “outros” incluso entre os temas transversais previstos na LDB. A inserção do turismo na educação formal, nos primeiros oito anos de estudo, mais do que contribuir para a formação do indivíduo, seria também uma estratégia para a sustentabilidade do turismo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I herewith declare that I authorize the publication of the enclosed paper by Revista Hospitalidade and it will be labeled as “Open Access” and licensed by the respective authors in accordance with the Creative Commons Attribution (CC-BY) license, without period limitation. The access to the paper will be open and free. access, for an indeterminate period and as unpaid and my collaboration is royalty-free. I declare also that this is an original work that has not been previously published, it has been written by the stated authors, and third-party sources were duly referenced when necessary. I further declare that this work does not infringe the copyright or property right of another and I am aware of publisher´s policy with regards to plagiarism, that will consist in immediate withdrawal of the article. Authors retain the copyright and grant the journal the right of publishing it as original work, i.e. guaranteeing that it has not been previously published, and now it is licensed under “Creative Commons Attribution” License which allows sharing the work with the condition of both authors and journal being duly referenced.