Editorial
DOI:
https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n3.EditorialKeywords:
Hospitalidade, EditorialAbstract
Editorial
Esta terceira e última edição do volume dezesseis da revista Hospitalidade, apresenta onze trabalhos teóricos e empíricos cujas contribuições foram feitas por autores nacionais e internacionais. Os artigos desta edição abrangem uma ampla gama de tópicos como: Turismo religioso e turismo industrial, comportamento do turista, qualidade de vida no trabalho em empresas do setor de hospitalidade, criação de destinos turísticos entre outros temas de interesse da comunidade científica e gestores do setor de hospitalidade e turismo.
O primeiro artigo versa sobre a Qualidade de vida no trabalho: Estudo de caso em um hotel na orla de Cabo Branco/João Pessoa, cujo objetivo foi o de encontrar elementos intrínsecos e extrínsecos ao ambiente de trabalho que afetam diretamente o trabalhador.
O segundo artigo aborda A Competência Comunicativa em inglês e seu Impacto nas Emoções dos Trabalhadores do Setor Hoteleiro em Florianópolis-SC: um estudo de narrativas de experiência. Este trabalho tinha como objetivo entender o efeito da competência comunicativa em inglês do trabalhador nesse contexto.
O terceiro artigo trata do Benchmark entre revistas científicas da área de administração, o objetivo desta pesquisa foi apresentar as principais características distintivas entre os 100 periódicos da área de administração disponíveis na Scientific Journals Electronic Library (SPELL).
O quarto artigo tem como título Diagnóstico do potencial para criação de destinos turísticos inteligentes no estado de São Paulo, Brasil. O objetivo do estudo foi gerar dados que contribuam para a melhora do processo do planejamento turístico municipal no Estado de São Paulo.
O quinto artigo versa sobre A legislação urbanística da cidade de São Paulo (2014-2016): discussões acerca da hospitalidade urbana como promotora da qualidade de vida na cidade.
O sexto trabalho trata do turismo industrial e a representação da identidade: Conceptualizações em torno do envolvimento comunitário e tem como objetivo principal identificar e explorar a possível relação entre os recursos identitários industriais e o turismo industrial em Portugal.
Por sua vez o sétimo artigo tem como tema O turista repetido gasta mais do que um turista inédito? Uma contribuição para a literatura, os resultados identificaram quatro tipos de turistas repetidos que tendem a gastar menos do que os turistas inéditos, mas que podem influenciar as pessoas a visitarem o destino devido ao seu alto grau de satisfação.
O oitavo artigo Stakeholders Network: estudo das relações no Parque Ibirapuera de São Paulo. O estudo analisou a estrutura da rede de stakeholders do Parque Ibirapuera na cidade de São Paulo.
O nono trabalho é uma discussão interessante sobre Hospitalidade em sentido próprio e figurado, este é um texto de Anne Gotman, na palestra de abertura de seminário realizado em outubro de 2000, na França, sobre o tema da hospitalidade urbana,
O décimo artigo versa sobre turismo religioso e tem como título A romaria de Nossa Senhora de Nazaré e o turismo de fé religiosa: um estudo etnográfico,
O último trabalho desta edição aborda Conteúdos Gerados pelos Usuários sobre Meios de Hospedagem em Natal/RN: A Acessibilidade no discurso dos viajantes, e tinha como objetivo investigar os conteúdos gerados pelos usuários (CGU) que começaram a receber maior atenção por parte dos gestores turísticos devido à sua influência nas decisões de compra e percepções de qualidade dos viajantes.
Por fim, gostaríamos felicitar todos os autores por suas contribuições e a todos os revisores por seus insights inestimáveis, sugestões e comentários que melhoraram significativamente a qualidade dos artigos e da revista como um todo.
Luiz Octávio de Lima Camargo
Cláudio José Stefanini
Carlos Alberto Alves
Editores
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I herewith declare that I authorize the publication of the enclosed paper by Revista Hospitalidade and it will be labeled as “Open Access” and licensed by the respective authors in accordance with the Creative Commons Attribution (CC-BY) license, without period limitation. The access to the paper will be open and free. access, for an indeterminate period and as unpaid and my collaboration is royalty-free. I declare also that this is an original work that has not been previously published, it has been written by the stated authors, and third-party sources were duly referenced when necessary. I further declare that this work does not infringe the copyright or property right of another and I am aware of publisher´s policy with regards to plagiarism, that will consist in immediate withdrawal of the article. Authors retain the copyright and grant the journal the right of publishing it as original work, i.e. guaranteeing that it has not been previously published, and now it is licensed under “Creative Commons Attribution” License which allows sharing the work with the condition of both authors and journal being duly referenced.