Perfil Dos Turistas E Percepção de Impactos Ambientais na Gruta do Lago Azul, Bonito-MS

Autores/as

  • Heros Augusto Santos Lobo UNESP
  • Fernanda Magalhães Cunha Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Ecoturismo. Espeleoturismo. Percepção Ambiental. Serra da Bodoquena.

Resumen

Os impactos ambientais do ecoturismo ocorrem em diferentes escalas de abrangência, intensidade e freqüência, conforme a sensibilidade do ambiente visitado e as práticas de gestão e manejo adotadas. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo identificar o perfil dos turistas que visitam a gruta do Lago Azul, em Bonito, MS e analisar sua percepção quanto aos impactos do ecoturismo. A metodologia incluiu pesquisas bibliográficas e visitas ao local para aplicação de questionários. Os resultados demonstram um perfil de turistas de alto poder aquisitivo. Estes percebem mais os impactos positivos que os negativos na gruta do Lago Azul e em seu entorno. As conclusões recomendam a implantação de programas mais amplos e efetivos de educação e interpretação ambiental no atrativo, de forma a aproveitar melhor a experiência de visitação e atuar na percepção ambiental dos turistas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heros Augusto Santos Lobo, UNESP

Bacharel em Turismo (UAM). Especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais (UFLA). Mestre em Geografia (UFMS). Doutorando em Geociências e Meio Ambiente (UNESP/Rio Claro), bolsista da CAPES. Membro do Conselho Deliberativo e Coordenador da Seção de Espeleoturismo da Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE. Associado ANPTUR.

Fernanda Magalhães Cunha, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-MS. Rua Mozart Calheiros, 1735. CEP 79811-010. Campo Grande, MS.

Cómo citar

Lobo, H. A. S., & Cunha, F. M. (2010). Perfil Dos Turistas E Percepção de Impactos Ambientais na Gruta do Lago Azul, Bonito-MS. Revista Hospitalidade, 6(1), 35–50. Recuperado a partir de https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/276

Número

Sección

Artículos