Responsabilidade Social Empresarial uma forma de praticar Hospitalidade Comercial

Autores/as

  • Claudio Alexandre de Souza UNIOESTE

Palabras clave:

Hospitalidade, Hospedagem,

Resumen

RESUMO

Este trabalho tem o propósito de buscar um maior entendimento sobre a relação entre a prática de ações de responsabilidade social empresarial e conseqüências para uma prática de ações hospitaleiras na dimensão comercial. A metodologia utilizada para realização deste estudo e resultado de pesquisa bibliográfica e documental referente a responsabilidade social empresarial e hospitalidade comercial, visando identificar correlação entre os conceitos pesquisados. Discutiram-se as relações que ocorrem entre os stakeholders como: funcionários, comunidade, acionistas, fornecedores, concorrentes e o meio ambiente e que resultam de ações sociais entre as partes. Constatou-se que, efetivamente, há forte correlação na fundamentação para prática de ações de responsabilidade social empresarial, refletindo-se como práticas de hospitalidade no domínio comercial. A partir da análise observou-se que, efetivamente, as ações socialmente responsáveis praticadas influenciam todas as partes envolvidas de forma solidária na relação, proporcionando a elas um ambiente e condições propícias à prática da hospitalidade em organização comercial.

Palavras-Chaves: Responsabilidade Social Empresarial; Hospitalidade Comercial.

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Biografía del autor/a

Claudio Alexandre de Souza, UNIOESTE

Professor do Curso de Hotelaria do CCSA, do Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutorando em Geografia - UFPR; Mestre em Hospitalidade; Especialista em Ecoturismo e Educação Ambiental; Bacharel em Turismo e Hotelaria - UNIVALI.

Publicado

2010-08-06

Cómo citar

de Souza, C. A. (2010). Responsabilidade Social Empresarial uma forma de praticar Hospitalidade Comercial. Revista Hospitalidade, 7(1), 65–78. Recuperado a partir de https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/291

Número

Sección

Artículos