A hospitalidade e o diferencial competitivo das empresas prestadoras de serviço

Autores/as

  • Alexandre Henrique de Quadros Universidade de Mogi das Cruzes

Palabras clave:

Hospitalidade, Hospitabilidade, Diferencial Competitivo

Resumen

 

O ato de receber e acolher viajantes transformou-se, ao longo do tempo, de uma imolação aos deuses em atividade comercial que fornece serviços, acomodações e alimentação. A atividade comercial que explora o fenômeno sociocultural chamado hospitalidade isenta o hóspede/cliente da troca simbólica mútua natural de outros domínios da hospitalidade (privado e social). Esta isenção é justificada pela troca pecuniária, uma vez que o hóspede compra de serviços e acomodações. É objetivo deste artigo propor a integração entre as características basais da hospitalidade e atividade comercial. O desejo de receber e estar com pessoas fazendo-as parte de seu convívio é conceitualmente chamado hospitabilidade. É o principio para o fortalecimento de laços sociais. A hospitabilidade é um diferencial na hospitalidade comercial, pois traz à tona um importante componente da relação fornecedor-cliente, a mútua satisfação na interação social.

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Biografía del autor/a

Alexandre Henrique de Quadros, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutor em Psicologia (USP), professor do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Publicado

2011-06-30

Cómo citar

Quadros, A. H. de. (2011). A hospitalidade e o diferencial competitivo das empresas prestadoras de serviço. Revista Hospitalidade, 8(1), 43–57. Recuperado a partir de https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/346

Número

Sección

Artículos