Estratégias competitivas em turismo: o caso do Cirque du Soleil

Autores/as

  • Fabíola Fernandes Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Estratégias competitivas em turismo. Modelo das cinco forças de Porter. Cirque du soleil.

Resumen

Com o crescimento da indústria do entretenimento aumenta a competitividade do setor, sendo, portanto, necessária a adoção de estratégias competitivas por parte das empresas como meio de sobrevivência. Michael Porter desenvolveu, em 1979, o modelo das cinco forças competitivas, em que seu uso possibilita o reposicionamento estratégico de uma empresa. Nesse contexto, o presente trabalho tem o intuito de investigar a aplicação do modelo das cinco forças de Porter (1980) no Cirque du Soleil. Para tanto, as estratégias utilizadas foram a revisão bibliográfica e a pesquisa em dados secundários.  Os resultados sugerem que a rivalidade no mercado em que atua o Cirque du Soleil é baixa, uma vez que a inovação e excelência renderam à companhia um produto único e original. A inovação faz com que seu produto torne-se único, insubstituível. Essas características criam um produto com alto grau de diferenciação, fazendo com que a empresa faça a barganha frente aos clientes, enquanto o poder de barganha destes fornecedores reside em habilidades circenses únicas. Além disso, observou-se que estudo conseguiu ampliar a compreensão sobre “estratégias competitivas em turismo” e contribuiu para relatar a experiência de uma companhia que conquistou uma posição única na indústria do entretenimento.

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Biografía del autor/a

Fabíola Fernandes Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Turismo e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e Mestre em Administração e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado

2015-07-06

Cómo citar

Silva, F. F., & Barreto, L. M. T. da S. (2015). Estratégias competitivas em turismo: o caso do Cirque du Soleil. Revista Hospitalidade, (1), 370–386. Recuperado a partir de https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/550

Número

Sección

Artículos