O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas
Palabras clave:
Semiótica do turismo. Modelo de análise. Leitura sensorial. Fotografia turística.Resumen
Buscou-se, nesse artigo, apresentar e discutir o modelo semiótico Mello (2013) de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas e, como forma de ilustração de sua potencialidade, aplicá-lo em mini-análises diversificadas, demonstrando suas possibilidades para o enriquecimento das pesquisas em turismo, mas também, o seu uso visando aprimoramento da qualidade e fruição dos serviços turísticos. Aspirou-se com a apresentação do modelo que ele possa ser uma nova ferramenta de apreensões sensíveis contribuindo para a Semiótica do Turismo. O modelo foi desenvolvido à luz da semiótica, dita greimasiana, complementada pelas concepções de Floch (2001a, 2001b) e Pietroforte (2008, 2010) que visa a semiotização (interpretação) das imagens fotográficas turísticas. Entre os resultados encontrados, aponta-se que a fotografia é um vigoroso instrumento e suporte para os enunciadores midiáticos, governamentais e empresariais, mas também, para viajantes materializarem os destinos turísticos e construírem imaginários que se ligam fortemente aos valores sociais (status, felicidade, prazer etc.) acoplados ao consumo contemporâneo.Descargas
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Publicado
2015-07-07
Cómo citar
Mello, C. M. (2015). O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas. Revista Hospitalidade, (1), 488–514. Recuperado a partir de https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/571
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Artículos
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