A Competência Comunicativa em Inglês e seu Impacto nas Emoções dos Trabalhadores do Setor Hoteleiro em Florianópolis-SC: um estudo de narrativas de experiência

Autores/as

  • Catiane Laporte Instituto Federal de Santa Catarina
  • Marimar Da Silva Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n3.002

Palabras clave:

Setor Hoteleiro, Competêncisa Comunicativa, Língua Inglesa, Emoções, Narrativas, Florianópolis/SC

Resumen

Estudos recentes argumentam que a língua(gem) é o mecanismo que constitui as interações humanas, portanto crucial para o sucesso empresarial no setor de turismo. Apesar da reconhecida importância, no Brasil ainda são poucos os estudos que investigam fenômenos dessa natureza no setor hoteleiro e seu impacto na prestação de serviços. Assim, este estudo buscou entender o efeito da competência comunicativa em inglês do trabalhador nesse contexto. Para o estudo, de natureza qualitativa, foram selecionados dois hotéis em Florianópolis-SC e vinte e dois participantes. Os dados foram gerados de documentos dos hotéis, questionários, entrevistas e narrativas, que foram categorizadas e validadas por confronto teórico. A análise revelou que ter competência comunicativa em inglês gera emoções positivas nos participantes, colegas e hóspedes, e não a ter gera emoções negativas em maior número, diversidade e intensidade, afetando o desempenho profissional do trabalhador, que reverbera na sua autoestima, na experiência do hóspede e na gestão. Este estudo sugere ampliar o escopo investigativo e incluir o hóspede no processo.

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Biografía del autor/a

Catiane Laporte, Instituto Federal de Santa Catarina

Tecnóloga em Hotelaria

Marimar Da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Professora do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria/IFSC - Campus Florianópolis-ContinenteProfessora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional/IFSC - CERFEaD 

Publicado

2019-12-24

Cómo citar

Laporte, C., & Silva, M. D. (2019). A Competência Comunicativa em Inglês e seu Impacto nas Emoções dos Trabalhadores do Setor Hoteleiro em Florianópolis-SC: um estudo de narrativas de experiência. Revista Hospitalidade, 16(03), 19–36. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n3.002

Número

Sección

Artículos