A RAZÃO E A EMOÇÃO NA VIAGEM DO TURISTA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n2.002

Palabras clave:

Turismo, Turista, Razão, Emoções, Experiências.

Resumen

A interferência dos sistemas sensoriais – visão, audição, paladar, olfato e tato – em escolhas de atividades, produtos e serviços serve de argumento para experiências e motivações em viagens turísticas. A literatura sobre o tema, embora incipiente e vasqueira, é encontrada em análises de temas turísticos. Razão e emoção entram como componentes da oferta de produtos e serviços turísticos, modernamente.  Não obstante, a relevância do tema é abalizada com narrações de experiências compartilhadas pelos distintos componentes da cadeia produtiva do turismo. O artigo analisa as categorias razão e emoção, assim como os influxos em decisões de compras de consumidores de pacotes turísticos. Concentra-se nos aspectos: mudanças no setor de turismo e contribuição para a economia; perfil do novo consumidor e identificação de determinante nas escolhas; e na influência dos sistemas sensoriais nas escolhas de turistas, para, consequentemente, ensejar vantagem competitiva para as empresas. Explora teorias com o propósito de depreender as mudanças de consumo nas escolhas de equipamentos turísticos pelas novas gerações de consumidores.

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Biografía del autor/a

Maria Aldenora da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará; mestra em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário UNIFBV | WIDEN; graduada em Administração de Empresas pela FANOR – Faculdade Nordeste; possui MBA em Marketing pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e é professora do Centro Universitário FBUNI. Email: msaldenora@gmail.com

Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano, Universidade Estadual do Ceará

Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, BRASIL (2004), e Pós-Doutorado na Universidade Regional de Blumenal - FURB, com estudos em Turismo como atividade de Combate a Pobreza no Brasil e da Promoção do Desenvolvimento na Escala Humana com protagonismo de Comunidades, Economia Solidária e Sustentabilidade. É professora associada da Universidade Estadual do Ceará, Professora do Geografia do PROPGEO. Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turisticos da UECE . Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq no nível 1D. Vice-diretora Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR/2013-2015. Coordenadora do Núcleo de Estudos do Território e Turismo - NETTUR. Pesquisadora do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC. Faz parte do corpo editorial da Revista de Humanidades - Unifor, Revista Econômica do Nordeste - REN/BN, Revista Veredas - João Pessoa, Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo RBtur, Revista Casa da Geografia de Sobral, Revista Gestão da Zona Costeira Integrada, Revista PerCurso Curitiba, Revista RIOS - Revista Científica da Faculdade 7 de Setembro. Membro do Conselho Estadual do Turismo. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Território e Cultura do CNPq. Autora de livros pela Papirus, Annablume e EdUECE. Professora/colaboradora - Laboratório de Estudos Sobre o Ócio, Trabalho e Tempo Livre. Realiza pesquisas na área de Geografia, com ênfase em Turismo, Arranjos Produtivos Locais, Espaços Públicos e Privados do Lazer e Turismo, Desenvolvimento Endogêno e na Escala Humana, Educação a Distância. Ganhou o Prêmio Pesquisador Turistico Destaque 2009, pela Associação Nacional de Pesquisadores de Pós Graduação em Turismo - ANPTUR.

Publicado

2020-06-24

Cómo citar

Silva, M. A. da, & Coriolano, L. N. M. T. (2020). A RAZÃO E A EMOÇÃO NA VIAGEM DO TURISTA. Revista Hospitalidade, 17(02), 23–36. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n2.002

Número

Sección

Artículos