Percepção da Qualidade Ambiental e de Serviços dos atrativos turísticos de um destino no segmento do Turismo Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.29147/revhosp.v19.959Palabras clave:
Percepção, Qualidade Ambiental, Qualidade de Serviços, Atrativos Turísticos. Itabira (MG).Resumen
Diante da crescente preocupação com os impactos ambientais que corrobora o debate para a preservação do meio ambiente nos atrativos e destinos turísticos, o estudo tem como objetivo analisar a percepção da qualidade ambiental e de serviços dos atrativos turísticos de Itabira, Minas Gerais (Brasil), que se caracteriza como um destino do segmento de turismo histórico/cultural. Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa, do tipo survey, sendo aplicados 383 questionários com turistas que visitaram os atrativos turísticos da localidade. As dimensões testadas foram: ecotangibilidade, segurança, tangibilidade, empatia, responsividade/receptividade, confiabilidade e geral/retorno/indicação. O tratamento dos dados foi realizado através de análise descritiva, fatorial exploratória e teste de correlações, utilizando como base o software SPSS (versão 22.0). Os resultados apontam que os visitantes percebem que a qualidade ambiental e de serviços no destino pode ser considerada satisfatória, além de ser um dos fatores de recomendação para amigos, familiares e conhecidos. Conclui-se que, apesar do resultado positivo, estes são aspectos que devem ser analisados de forma contínua, já que a percepção dos visitantes envolve diversos fatores influenciadores, por isso, pode se modificar rapidamente.
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