O “bem acolher” na prestação dos serviços turísticos de base comunitária do movimento de mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), Belém-PA.
Mots-clés :
Hospitalidade. Turismo de Base Comunitária. Sociabilidade. Gênero.Résumé
Este artigo analisa a hospitalidade no contexto do Turismo de Base Comunitária (TBC), apresentando a experiência do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB) por tratar-se de uma organização social de gênero que vem desenvolvendo um trabalho de roteirização na ilha de Cotijuba, pertencente à região insular de Belém-PA. O objetivo central deste estudo foi avaliar elementos relacionados à hospitalidade durante a realização da trilha do MMIB, junto ao público de graduandos do 5º semestre do curso de bacharelado em turismo da Universidade Federal do Pará. A metodologia adotada envolveu estudos documentais e bibliográficos consistentes sobre as categorias TBC e hospitalidade, partindo da discussão de “espaço habitado”, favorável à compreensão de espaço compartilhado e propício a práticas de sociabilidade e interação entre homem e meio, apresentando como complementação metodológica a pesquisa de campo, cuja abordagem foi exploratória e qualitativa, envolvendo a observação participante. Ao término da investigação, foi possível identificar o papel de destaque apresentado pela hospitalidade local no processo de agregação de valor ao produto formatado pelo MMIB.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autorizo a publicação de meu trabalho, pela Revista Hospitalidade, de acesso aberto e gratuito, por prazo indeterminado e a título de colaboração não remunerada. Declaro também que o textual apresentados são de minha autoria, indicadas as fontes quando necessárias. Declaro ainda que reconheço a política de punição por eventuais plágios devidamente identificados, que consiste na eliminação imediata dos arquivos com essa caracterização.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.