HOTELARIA HOSPITALAR: um estudo sobre a percepção de mães com bebês internados na UTI Neonatal e dos funcionários do setor no Hospital General Edson Ramalho (João Pessoa/PB)

Auteurs-es

  • Erica Dayane Chaves Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Jaqueline Araújo dos Santos UFPB

Mots-clés :

Hotelaria Hospitalar, Humanização, Hospitalidade, UTI Neonatal, Bebês

Résumé

Os debates teóricos atuais sobre a hotelaria evidenciam que implantar os seus preceitos nos hospitais é uma atitude que demostra atenção e cuidado com os clientes, que percebem e se sentem beneficiados. A hotelaria hospitalar quebra o pensamento tradicional de um hospital como um espaço hostil e o vê como um espaço em que o cliente de saúde, assim denominado, recupera-se em condições melhores. Assim, este estudo partiu do interesse de investigar a utilização dos conceitos de Hotelaria Hospitalar na UTI Neonatal do Hospital General Edson Ramalho (João Pessoa/PB) e identificar os benefícios propiciados às mães cujos filhos encontram-se internados nesta unidade. A metodologia dividiu-se em duas etapas, sendo elas: pesquisa bibliográfica e estudo de caso no Hospital General Edson Ramalho, com ênfase na UTI Neonatal. Na pesquisa, adotou-se na coleta de dados: entrevistas realizadas com múltiplos funcionários da UTI NeoNatal do referido hospital; questionários aplicados com as mães que possuem bebês internados na UTI Neonatal, observação direta, com elaboração de notas de campo e captura fotográfica, sendo estes analisados de forma qualitativa. O trabalho evidenciou benefícios aos pacientes tanto durante o processo de recuperação, quanto num momento posterior, a partir da utilização de conceitos da hotelaria hospitalar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Erica Dayane Chaves Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, na linha Gestão Estratégica, Trabalho e Sociedade, com ênfase em Aprendizagem. Bacharel em Hotelaria, pela mesma instituição. É Integrante do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento - NAC, o qual possui como base de pesquisa o Observatório de Pesquisas e Práticas Administrativas - OPPA. Atualmente estuda Turismo como Prática; Estudos Baseados em Prática, Pesquisa Qualitativa, e; Aprendizagem e Conhecimentos a partir de abordagens sociológicas. Na perspectiva da aprendizagem em ação, tem desenvolvido casos para o ensino voltados à Administração, Turismo e Hotelaria. É parecerista/avaliadora nas Revistas Perspectivas Contemporâneas (B2 em Administração) e TPA - Teoria e Prática em Administração (B4 em Administração), e avaliadora do Grupo: Estudos Organizacionais (EOR), tema 4: Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais do XXXIX EnANPAD 2015.

Jaqueline Araújo dos Santos, UFPB

Graduada em Hotelaria pela Universidade Federal da Paraíba

HOTELARIA HOSPITALAR: um estudo sobre a percepção de mães com bebês internados na UTI Neonatal e dos funcionários do setor no Hospital General Edson Ramalho (João Pessoa/PB)

Téléchargements

Publié-e

2016-12-16

Comment citer

Cavalcante, E. D. C., & Santos, J. A. dos. (2016). HOTELARIA HOSPITALAR: um estudo sobre a percepção de mães com bebês internados na UTI Neonatal e dos funcionários do setor no Hospital General Edson Ramalho (João Pessoa/PB). Revista Hospitalidade, 13(2), 405–428. Consulté à l’adresse https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/601

Numéro

Rubrique

Artigos