O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0118

Mots-clés :

Jogos eletrônicos, Pokémon Go, Realidade aumentada, Turismo, Alimentos e bebidas.

Résumé

Surgidos na década de 1970, os jogos eletrônicos disseminaram-se de forma crescente pelo mundo e seus adeptos já chegam a centenas de milhões de jogadores. Dentro deste cenário o surgimento do jogo Pokémon Go constituiu-se como um fenômeno a parte, tanto pela tecnologia empregada – a realidade aumentada direcionada a smartphones – como pelos números recordes de downloads ocorridos. Pela característica de retirar os jogadores dos ambientes fechados e fazê-los circular, aos milhares, por espaços públicos, tornou-se este jogo um potencial promotor de vendas de diversos negócios, entre eles aqueles ligados ao turismo e à oferta de alimentos e bebidas aqui focados. O objetivo deste trabalho é o de, a partir de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, avaliar o potencial do jogo como promotor das vendas nestes negócios, assim como ilustra-lo com relatos daqueles que já empreenderam promoções com tal finalidade. Ainda que, devido à natureza recente do objeto estudado não se disponha de contabilidade ou dados que comprovem sua eficácia, observou-se que o jogo tem sido sentido por comerciantes como um potencial promotor de seus negócios. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luiz Gonzaga Assumpção Carvalho, Universidade Anhembi Morumbi

Graduado em Psicologia pela Université Rená Descartes. Paris V, Sorbonne. Mestre em Hsoptialidade pela Universidde Anhembi Morumbi. Docente do Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Alimentos e Bebidas - da Universidade Anhembi Morumbi. Email: prof.luizcarvalho@uol.com.br

Gilberto de Araújo Guimarães, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Hospitalidade, Mestre em Filosofia, formação em psicanálise, MBA pela FGV, Engenheiro pela Politécnica da USP. Diretor da GG Consulting. 

Téléchargements

Publié-e

2016-11-24

Comment citer

Carvalho, L. G. A., & Guimarães, G. de A. (2016). O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas. Revista Hospitalidade, 13, 01–18. https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0118