Os cinejornais de teor turístico produzidos pela Agência Nacional (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.29147/revhosp.v20.1066Palavras-chave:
Cinejornal, Agência Nacional , história do turismo , história do cinema, filme de teor turístico ou de viagemResumo
O artigo sintetiza os resultados de uma pesquisa que buscou caracterizar os conteúdos e as formas de organização dos cinejornais de teor turístico produzidos pela Agência Nacional durante o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). O trabalho foi desenvolvido no entrecruzamento de três campos de saber: Turismo, História e Cinema, conjugando diferentes metodologias de pesquisa e de análise e interpretação dos dados. Entre os resultados alcançados destacam-se: a identificação de um conjunto significativo de filmes de teor turístico e de viagem custodiados pelo Arquivo Nacional; a confirmação da possibilidade de afastar o filme turístico das concepções que o situam exclusivamente na esfera dos filmes promocionais; a observação sobre como se estabeleceu, nos cinejornais estudados, um continuum de “grandes feitos”, supostamente alcançados pelos governos militares, que incluía o turismo e outras atividades econômicas; a participação da Agência Nacional na implantação de políticas públicas de turismo e de proteção ao patrimônio histórico e artístico nacional; e o nexo entre turismo e cinema no período da ditadura militar no Brasil estabelecido pelo papel reservado aos filmes para propaganda do país.
Downloads
Referências
ALBERTI, V. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2004.
______. Histórias dentro da História. In: Pinsky, C. B. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
______. De “versão” a “narrativa” no Manual de História Oral. História Oral, v. 15, n. 2, p. 159-166, 2012. DOI: https://doi.org/10.51880/ho.v15i2.263
ALTMAN, R. From lecturer’s prop to industrial product – The early history of travel films. In: RUOFF, J. (Ed.). Virtual voyages: Cinema and travel. Durham, Londres: Duke University Press, 2006. E-book. p. 61-76. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1131b73.7
BARRENHA, N. C. E o Estado entra em cena (1932-1966). In: RAMOS, F. P.; SCHVARZMAN, S. Nova história do cinema brasileiro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018. v.1.
BASTOS, D. M. Os cinejornais de teor turístico produzidos pela Agência Nacional (1964-1985). 2021. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
BASTOS, D. M.; CHEIBUB, B. L. Turismo, História e Cinema: Notas sobre os cinejornais de teor turístico produzidos pela Agência Nacional nas décadas de 1960 e 1970. Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, v.14, n.1, p.114-128, 2021. DOI: https://doi.org/10.18226/21789061.v14i1p128
BIZELLO, M. L. Imagens de convencimento: Cinejornais e filmes institucionais nos anos JK. ArtCultura – Revista de História, Cultura e Arte. v. 11, n.18, p. 43-58, 2009.
BRASIL. Ato Complementar no. 23, de 20/10/1966. Decreta o recesso do Congresso Nacional e autoriza o Presidente da República a legislar. Brasília: Presidência da República, 1966a.
______. Ato Institucional no. 2, de 27/10/1965. Mantém a Constituição Federal de 1946, as Constituições Estaduais e respectivas Emendas, com as alterações introduzidas pelo Poder Constituinte originário da Revolução de 31/03/1964, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1965.
______. Decreto no. 20.493, de 24/01/1946. Aprova o Regulamento do Serviço de Censura de Diversões Públicas do Departamento Federal de Segurança Pública. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1946.
______. Decreto no. 60.224, de 16/02/1967. Regulamenta o Decreto-Lei no. 55, de 18/11/1966. Brasília: Presidência da República, 1967. Arquivo Nacional. Conselho de Segurança Nacional.
______. Decreto-Lei no. 43, de 18/11/1966. Cria o Instituto Nacional do Cinema, torna da exclusiva competência da União a censura de filmes, estende aos pagamentos do exterior de filmes adquiridos a preços fixos o disposto no art. 45, da Lei nº 4. 131, de 3/9/1962, prorroga por 6 meses dispositivos de legislação sobre a exibição de filmes nacionais e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1966b.
______. Decreto-Lei no. 55, de 18/11/1966. Define a política nacional de turismo, cria o Conselho Nacional de Turismo e a Empresa Brasileira de Turismo, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1966c.
______. Decreto-Lei no. 862, de 12/9/1969. Autoriza a criação da Empresa Brasileira de Filmes Sociedade Anônima (Embrafilme) e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1969.
______. Decreto-Lei no. 1.915, de 27/12/1939. Cria o Departamento de Imprensa e Propaganda e dá outras providências. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1939.
______. Decreto-Lei no. 7.582, de 25/5/1945. Extingue o Departamento de Imprensa e Propaganda e cria o Departamento Nacional de Informações. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1945.
BRASIL Hoje no. 48. Supervisão: Renato Bittencourt. Produção: Agência Nacional, 1973a. (7 min 8 seg), son., color. Arquivo Nacional. Fundo AN.
BRASIL Hoje no. 56. Supervisão: Renato Bittencourt. Produção: Agência Nacional, 1974. (7 min 12 seg), son., color. Arquivo Nacional. Fundo AN.
BRASIL Hoje no. 58. Supervisão: Renato Bittencourt. Produção: Agência Nacional, 1974a. (5 min 49 seg), son., color. Arquivo Nacional. Fundo AN.
BRASIL Hoje no. 70. Supervisão: Renato Bittencourt. Produção: Agência Nacional, 1974b. (7 min 44 seg), son., color. Arquivo Nacional. Fundo AN.
BRASIL Hoje no. 95. Supervisão Geral: Renato Bittencourt. Produção: Agência Nacional, 1975a. (6 min 24 seg), son., color. Arquivo Nacional. Fundo AN.
BRASIL Hoje no. 97. Supervisão Geral: Renato Bittencourt. Produção: Agência Nacional, 1975b. (08 min), son., color. Arquivo Nacional. Fundo AN.
BRASIL Hoje no. 161. Supervisão Geral: Renato Bittencourt. Produção: Agência Nacional, 1976. (8 min 50 seg), son., color. Arquivo Nacional. Fundo AN.
CASTRO, C.; FREIRE-MEDEIROS, B. Destino: Cidade maravilhosa. In: CASTRO, C. et al. (Org.). História do Turismo no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2013.
CINEJORNAL Informativo no. 86. Produção: AN, 1967. (6 min.), son., p&b. Arquivo Nacional. Fundo AN.
DAIBERT, A. B. D. Planejamento urbano e turismo no Estado Novo (1937-1945): Reflexões a partir da cidade de Petrópolis (RJ). 2016. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
DI GIACOMO, C. A. O espectador como passageiro: Os simuladores de viagem do primeiro cinema no Brasil (1906-1908). Vivomatografias – Revista de estúdios sobre precine y cine silente en Latinoamérica. Buenos Aires, n. 1, p. 6-32, 2015.
DOCUMENTÁRIO Rota Azul. Direção: José Luiz Marcelino. Produção: AN e Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, 1970. (13 min 15 seg), son., color. Arquivo Nacional. Fundo AN.
FAUSTO, B. História do Brasil. 14. ed. atual. e ampl. São Paulo: EdUSP, 2012.
FICO, C. História do Brasil contemporâneo: Da morte de Vargas aos dias atuais. São Paulo: Contexto, 2019.
______. O golpe de 64: Momentos decisivos. Rio de Janeiro: FGV, 2014.
______. O regime militar no Brasil (1964-1985). 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e história. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.
GOMES, A. L. A. Brasília nos filmes da Novacap. Resgate: Revista interdisciplinar de cultura, Campinas, v, 21, n. 1, p. 49-58, 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/resgate.v21i25/26.8645753
GOMES, R. V. Cotidiano e cultura no Rio de Janeiro na década de 1950: os cinejornais da Agência Nacional. In: CAVALCANTI, A. (org.). Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 15, p. 40-45, 2007.
GUIMARÃES, V. L. O turismo levado a sério: discursos e relações de poder no Brasil e na Argentina (1933-1946). 2012. Tese (Doutorado em História Comparada) – Instituto de História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
MAIA, P. R. de A. Canal 100: a trajetória de um cinejornal. 2006. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
NAPOLITANO, M. 1964: História do regime militar brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014. E-book.
______. Coração civil: a vida cultural brasileira sob o regime militar (1964-1985) – ensaio histórico. São Paulo: Intermeios: USP – Programa de Pós-Graduação em História Social, 2017.
OLIVEIRA, A. P. S.; SILVA, A. L. da. A representação do Nordeste no Cinejornal Informativo: análise do contexto social da região na década de 1950. Lumina - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, p. 1-15, 2016. DOI: https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21214
RAMOS, F. P. Mas afinal... o que é mesmo documentário?. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
REIS, D. A. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
SAMPAIO, S. O filme turístico em Portugal: 1930-1949. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE INVESTIGADORES DA IMAGEM EM MOVIMENTO (AIM), 3., 2014, Coimbra. Atas [...]. Coimbra: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), 2014. p. 416-430.
______. Outros filmes, outro cinema: o filme turístico. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE INVESTIGADORES DA IMAGEM EM MOVIMENTO (AIM), 4., 2015, Covilhã. Atas [...]. Coimbra: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), 2015a. p. 340-347.
SAMPAIO, S.; SCHEFER, R.; BLANK, T. Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”. Aniki – Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, Lisboa, v. 3, n. 2, p. 200-213, 2016. DOI: https://doi.org/10.14591/aniki.v3n2.263
SANTOS NETO, A. L. dos. Os cinejornais da Agência Nacional no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) e no Portal Zappiens: contribuições para análise, descrição e representação arquivística da informação. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
SCHVARZMAN, S. A educação rural e a participação norte-americana no cinema educativo brasileiro (1954-1959). In: Ramos, F. P.; Schvarzman, S. Nova história do cinema brasileiro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018. v.1.
SIAN – Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional. Disponível em http://sian.an.gov.br/sianex/Consulta/pagina_inicial.asp. Acesso em 1 nov. 2019.
SKIDMORE, T. E. Brasil: de Getúlio a Castello (1930-64). Tradução: Berilo Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Souza, J. I. M. (2003). Trabalhando com cinejornais: Relato de uma experiência. História: questões & debates, 38(1), p. 43-62. DOI: https://doi.org/10.5380/his.v38i0.2714
TEIXEIRA, C. A. Cinejornal Brasileiro: a documentação do esporte no Estado Novo em comparação com a estética de Leni Riefenstahl. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
TOMAIM, C. dos S. “Janela da alma”: cinejornal e Estado Novo – fragmentos de um discurso totalitário. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2006.
VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação de meu trabalho, pela Revista Hospitalidade, de acesso aberto e gratuito, por prazo indeterminado e a título de colaboração não remunerada. Declaro também que o textual apresentados são de minha autoria, indicadas as fontes quando necessárias. Declaro ainda que reconheço a política de punição por eventuais plágios devidamente identificados, que consiste na eliminação imediata dos arquivos com essa caracterização.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.