A cachaça como patrimônio cultural e turístico
Palavras-chave:
Patrimônio cultural. Turismo. Produto turístico. Cachaça.Resumo
Diante dos processos de globalização e de transformações tecnológicas, é válido atentar para os bens culturais e sociais dos povos e das nações, buscando sua preservação e potencialização. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo refletir acerca do papel da cachaça como patrimônio cultural do país e sua relação com o turismo. De natureza exploratória e utilizando-se de levantamento bibliográfico, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa apoiada numa discussão a partir de estudos históricos, onde teóricos discutidos no texto apontam que a cachaça é um importante instrumento para construção de identidades, mas, também, como um elemento capaz de tecer relações sociais, políticas e econômicas, isto é, um componente capaz de proporcionar novas experiências turísticas em diferentes destinos. Embora haja algumas ações pontuais do uso da cachaça na composição de serviços e roteiros turísticos culturais, acredita-se que ainda não são suficientes para que a cachaça seja efetivamente utilizada como ferramenta complementar na composição de produtos turísticos. Finalmente, acredita-se que a cachaça, fortemente atrelada à identidade e à cultura brasileira, pode ser utilizada para formatação de atividades como roteiros temáticos e visitas a museus referentes à bebida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).