Relevância da inteligência emocional na rotina laboral da base operacional hoteleira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/revhosp.v20.1097

Palavras-chave:

Hotelaria, inteligência emocional, rotina laboral, base operacional hoteleira, recursos humanos

Resumo

Na psicologia moderna, a Inteligência Emocional (IE) se transfigura como um estado essencial da vida pessoal e profissional do indivíduo, visto que nela são estimulados 5 distintos elementos: autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais. Seguindo a premissa que diz que perspicazes são as empresas que sustentam suas gestões nos conceitos da IE, tornou-se oportuno analisar, através de um levantamento bibliométrico, o quantitativo de artigos que incentivam a utilização das particularidades da IE como ferramenta norteadora para avaliar as políticas de gestão do setor de recursos humanos (RH) atuantes em meios de hospedagem. Esta é uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, sob aspectos exploratórios e descritivos. Dos resultados, foi feita a análise de conteúdo, onde pôde-se observar que dos 1.102 artigos publicados, apenas 9 se adequavam à proposta. Destes, fica em evidência as falas sobre a assertividade que a IE possui no rendimento laboral e emocional dos trabalhadores hoteleiros e a urgência que os autores dão para tais reestruturações nos modelos de gestão, dado ao quantitativo de colaboradores que já encaram doenças ocupacionais como uma realidade.

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Biografia do Autor

Elisy Silva Felício, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Mestrado em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (em andamento); Master of Business Administration em Marketing Estratégico pelo Centro Universitário Anhembi Morumbi (2022); Especialização em Gestão de pessoas pela Faculdade Internacional Signorelli (2021); Graduação em Hotelaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2021); Graduação em Administração pela Universidade Estácio de Sá (em andamento); Graduação Tecnológica em Gestão de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá (2018). Com experiência nas áreas de Hotelaria e Turismo, empenhou o cargo de estagiária no Programa de Hospedagem de Pesquisadores e Estudantes Estrangeiros da UFRRJ (2021), monitora na disciplina Recreação e Lazer do curso de Hotelaria da UFRRJ (2021) e assistente de pesquisa no Plano Diretor de Turismo de Petrópolis 2023 - 2030 desenvolvido pela FAPUR (2023). Viabilizado pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Estratégia da UFRRJ, foi possível realizar também a atividade de estágio docência nas seguintes disciplinas do curso de Hotelaria da UFRRJ: IH804 Gestão em Hospedagem e IH812 Planejamento e Análise Ocupacional em Hotelaria (2022). Quanto às áreas de pesquisa, há interesse nos desdobramentos voltados para Gestão de Pessoas, Desenvolvimento dos Recursos Organizacionais, Estratégias de Aprendizagem e Relações de Trabalho.

Rodrigo Amado dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Em fevereiro de 2018 obteve seu título de doutor em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense (LATEC PPSIG), sendo aprovado em primeiro lugar no processo seletivo de 2014. De fevereiro de 2022 a maio de 2023 atuou como vice-diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desde junho de 2023 é o atual diretor do Instituto supracitado. Além disso, nesta mesma instituição, em nível stricto-sensu, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégia. Já em termos de graduação, leciona para os cursos de bacharelado em hotelaria e de licenciatura em turismo. Desde 2020, é professor permanente do MBA em Gestão de Serviços da Universidade Federal Fluminense. É líder do seguinte Grupo de Pesquisa CNPQ: Processos de Gestão, Sustentabilidade e Turismo (PROGESTUR). Possui experiência nas áreas interdisciplinares e das ciências sociais aplicadas, com enfoque em pesquisas que observam as seguintes temáticas: gestões turísticas sustentáveis; gestões hoteleiras e excelência organizacional; turismo, cultura e meio ambiente.

Edson Lima de Sousa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bacharel em Turismo (2016) pela UFRRJ. Membro do grupo de pesquisa CNPQ PROGESTUR ? Processos de Gestão, Sustentabilidade e Turismo. Atualmente é supervisor de Reservas no Hotel Novotel RJ Porto Atlântico da Rede Accor/All, com experiência na área de Turismo, com ênfase em agenciamento e hotelaria. Participou, junto às disciplinas ?Psicologia e Educação? e ?Psicologia e Demandas Educacionais?, de monitorias voluntárias em visitas ao Museu de Imagens do Inconsciente e Centro Psiquiátrico Nise da Silveira.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

Felício, E. S., Santos, R. A. dos, & Sousa, E. L. de. (2023). Relevância da inteligência emocional na rotina laboral da base operacional hoteleira. Revista Hospitalidade, 20, 356–377. https://doi.org/10.29147/revhosp.v20.1097