Uma reflexão sobre a hospitalidade nos meios de comunicação: um estudo da gastronomia nos programas de TV
Keywords:
Hospitalidade, Programas de Gastronomia, Televisão, Comunicação.Abstract
Os programas de gastronomia na televisão tem aumentado com o desenvolvimento e inovação das tecnologias voltadas para os meios de comunicação e neste caso, com destaque para a mídia televisiva. A proposta deste estudo é pesquisar a contribuição dos programas de gastronomia na possível transformação do saber e da prática do telespectador. Participaram da pesquisa 50 sócios de um clube do bairro Morumbi (Telespectador 1) e 50 funcionárias do centro comunitário de trabalho do bairro Paraisópolis (Telespectador 2). Dezessete chefs de cozinha também participaram. A maioria dos chefs (64,7%) considera que acontece mudanças nos hábitos de consumo de alimentos do seu público alvo. Sobre hospitalidade, a concentração no resultado obtido de T1 (54%), T2 (52%) e dos chefs (65%) foi para o item “o programa procura falar claro sobre o assunto proposto, seja nas receitas ou na mensagem de culinária/gastronomia mostrando na prática aquilo que está falando”. A análise dos resultados destaca a hospitalidade na interação desejada entre os telespectadores dos programas de gastronomia e os chefs apresentadores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I herewith declare that I authorize the publication of the enclosed paper by Revista Hospitalidade and it will be labeled as “Open Access” and licensed by the respective authors in accordance with the Creative Commons Attribution (CC-BY) license, without period limitation. The access to the paper will be open and free. access, for an indeterminate period and as unpaid and my collaboration is royalty-free. I declare also that this is an original work that has not been previously published, it has been written by the stated authors, and third-party sources were duly referenced when necessary. I further declare that this work does not infringe the copyright or property right of another and I am aware of publisher´s policy with regards to plagiarism, that will consist in immediate withdrawal of the article. Authors retain the copyright and grant the journal the right of publishing it as original work, i.e. guaranteeing that it has not been previously published, and now it is licensed under “Creative Commons Attribution” License which allows sharing the work with the condition of both authors and journal being duly referenced.