Uma reflexão sobre a hospitalidade nos meios de comunicação: um estudo da gastronomia nos programas de TV

Autores/as

  • Silvana Mello Furtado

Palabras clave:

Hospitalidade, Programas de Gastronomia, Televisão, Comunicação.

Resumen

Os programas de gastronomia na televisão tem aumentado com o desenvolvimento e inovação das tecnologias voltadas para os meios de comunicação e neste caso, com destaque para a mídia televisiva. A proposta deste estudo é pesquisar a contribuição dos programas de gastronomia na possível transformação do saber e da prática do telespectador. Participaram da pesquisa 50 sócios de um clube do bairro Morumbi (Telespectador 1) e 50 funcionárias do centro comunitário de trabalho do bairro Paraisópolis (Telespectador 2). Dezessete chefs de cozinha também participaram. A maioria dos chefs (64,7%) considera que acontece mudanças nos hábitos de consumo de alimentos do seu público alvo. Sobre hospitalidade, a concentração no resultado obtido de T1 (54%), T2 (52%) e dos chefs (65%) foi para o item “o programa procura falar claro sobre o assunto proposto, seja nas receitas ou na mensagem de culinária/gastronomia mostrando na prática aquilo que está falando”. A análise dos resultados destaca a hospitalidade na interação desejada entre os telespectadores dos programas de gastronomia e os chefs apresentadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Mello Furtado

Doutoranda do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi/São Paulo, no ano de 2009. E-mail contato:

Publicado

2011-07-11

Cómo citar

Furtado, S. M. (2011). Uma reflexão sobre a hospitalidade nos meios de comunicação: um estudo da gastronomia nos programas de TV. Revista Hospitalidade, 8(1), 109–130. Recuperado a partir de https://revhosp.emnuvens.com.br/hospitalidade/article/view/423

Número

Sección

Artículos