Empatia e hospitalidade: avaliação da capacidade de ser hospitaleiro para criar uma vantagem competitiva
DOI:
https://doi.org/10.29147/revhosp.v19.1024Palabras clave:
Empatia, Hospitalidade, Hospitabilidade, Atendimento ao consumidor, Economia da experiência.Resumen
Na economia da experiência a qualidade do atendimento influencia significativamente o nível de satisfação e é um fator decisivo na escolha e fidelização. Empresas mais hospitaleiras apresentam uma vantagem competitiva e, por isso, é importante avaliar as características e motivações que fazem com que algumas pessoas sejam mais hospitaleiras. O objetivo desse artigo é mostrar que não apenas as motivações extrínsecas impostas pela cultura e políticas organizacionais, mas também as motivações intrínsecas como a empatia e preferências comportamentais, influenciam o processo de atendimento e propor um processo para avaliar a capacidade de ser hospitaleiro. Foi utilizado um método quantitativo com duas diferentes coletas; uma para avaliação da hospitabilidade, e outra, para avaliação da empatia e estilos comportamentais. Ficou demonstrado que pessoas mais empáticas, com comportamento relacional, sensível e comunicativo são mais hospitaleiras e mais adaptadas para o atendimento de clientes.
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