Consumo colaborativo e relacional no contexto do turismo: a proposição de um modelo entre a sociabilidade e a hospitalidade em rede
Mots-clés :
consumo colaborativo e relacional, sociabilidade em rede, hospitalidade em rede, turismo.Résumé
A revolução tecnológica vem influenciando a forma como as pessoas se relacionam e como consomem. Na atividade turística, percebe-se que as práticas sociais e econômicas estão cada vez mais associadas, surgindo a partir daí um tipo de consumo denominado colaborativo, com características de base relacional e que podem ocorrer tanto na interação presencial quanto virtual, em conexão e com a participação de atores (governo, empresas, a comunidade receptora e os turistas) que integram um destino turístico. Assim, realizou-se uma revisão de literatura baseada em reflexões sobre o consumo colaborativo e relacional, sociabilidade e hospitalidade em rede no contexto do turismo. Este artigo foi estruturado a partir de três objetivos: (1) compreender os conceitos de consumo colaborativo e sharing; (2) descrever a sociabilidade e hospitalidade em rede propostas por Wittel (2001) e Molz (2014), respectivamente; (3) propor uma reflexão dos aspectos fundamentais que caracterizam o consumo colaborativo e relacional no contexto do turismo. Como resultado, apresenta-se um quadro interpretativo do consumo colaborativo e relacional no contexto do turismo, que pode servir como base e estimulo para um maior aprofundamento e pesquisa sobre o tema proposto.
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